SMCS

Os moradores dos bairros Cajuru, Orleans e Parolin foram os primeiros a participar da fase de detalhamento das prioridades para o orçamento da cidade, na noite desta terça-feira (16/4), dentro do programa de consultas públicas Fala Curitiba. Até julho serão 59 reuniões para ouvir os 75 bairros, vilas e comunidades da cidade. Veja a programação do mês de abril ao final da página.

Nos encontros, sempre realizados às 19h, o cidadão pode apontar as prioridades para a sua região em grupos temáticos, formados de acordo com a presença de pessoas interessadas em apresentar propostas para cada demanda.

O auditório da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no Cajuru, recebeu mais de 200 pessoas na noite desta terça-feira (16/4) para debater as demandas da região e apontar as que consideram prioritárias para o orçamento da cidade em 2020.

O sistema de condução das reuniões é igual em todos os bairros, iniciando com uma apresentação do programa, seguido de explicação das demandas solicitadas e executadas, a formação dos grupos temáticos de discussão e por fim a apresentação das três demandas sugeridas para cada tema priorizado.

“Tivemos uma participação expressiva da população na noite de hoje, as pessoas estão vendo que participar desse processo de priorização das demandas funciona e a importância do planejamento do orçamento da cidade”, ressaltou Adriane Santos, administradora regional do Cajuru.

O esporte e lazer foi o tema mais concorrido, o que teve o maior grupo de debate na reunião com os moradores do Cajuru, como é o caso dos amigos Cleverson Francisco de Oliveira, Érika Helena de Oliveira, Júnior da Silva Machado, Roberto de Oliveira e Helen Fernanda Pinheiro Rodrigues que se reúnem para jogar vôlei e foram juntos pedir melhorias na região.

“Precisamos de uma reforma completa no Centro Social de Esporte e Lazer da Vila Oficinas, melhoria no piso, iluminação, banheiros, melhoria total na estrutura para a gente jogar vôlei lá”, disse Cleverson.

Na mesma noite também aconteceu a reunião com os moradores dos bairros Parolin e Orleans. Moradores há mais de 20 anos do Parolin, o casal Geovana Xavier Henrique e Luiz Ricardo Rodrigues Viana foram um dos primeiros a chegar na reunião realizada na Escola Municipal Prof. Nansyr Cecato Cavichiolo.

A reivindicação do casal era de melhoria em três importantes ruas da região. “Viemos pedir mais atenção e melhoria nas ruas Lamenha Lins, Anselmo Camati e Professor José Fârani Mansur Guérios, também limpeza nos rios e mais calçadas para nossas crianças irem na escola”, comentou Luiz Ricardo.

Após essa fase de discussão e apontamentos das demandas prioritárias de cada bairro, os temas serão encaminhados para validação técnica e jurídica e por fim seguem para a votação final das 50 prioridades para a composição da Lei Orçamentária Anual LOA no mês de agosto.

As reuniões vão até final de junho e ouvirão todos os bairros de Curitiba. Quem não pode estar presente nas reuniões nos bairros também pode apontar as prioridades pela internet no site fala.curitiba.pr.gov.br.

Participaram das reuniões o vereador Edson do Parolin e o deputado estadual Subtenente Everton.


As reuniões do mês de abril serão:

Segunda-feira, 22/4

19h – Rebouças e Prado Velho

Igreja Sagrado Coração de Maria (Av. Pres. Getúlio Vargas, 1193)

 


Terça-feira, 23/4

19h – Guaíra

Centro de Referência em Esporte e Atividade Física – CREAF (R. Augusto de Mari, 2150)

 

19h – Santa Cândida

Salão do Colégio Santa Cândida (R. Theodoro Makiolka, 155)

 

19h – Caximba

Capela São João Batista (Estrada Delegado Bruno de Almeida, 619)

 

19h – Conjunto Vitória Régia (CIC)

Comunidade Católica Nossa Senhora da Paz (R. Eng. Eduardo Afonso Nadolny, 740)

 


Quarta-feira, 24/4

19h – Reunião Fala Curitiba com os moradores dos bairros Bigorrilho, Mercês e Bom Retiro

Espaço Kids da Igreja Batista Alameda (Alameda Princesa Isabel, 2511)


Quinta-feira, 25/4 

19h – Reunião Fala Curitiba com os moradores do bairro Santa Quitéria

Paróquia Santa Quitéria (R. Prof. Fábio de Souza, 1126)

 

19h – Lindóia e Fanny

Igreja Menino Jesus de Praga (Av. Santa Bernadete, 1013)

 

19h – Capão da Imbuia

4ª Igreja do Evangelho Quadrangular (R. Delegado Leopoldo Belczak, 1303)

 


Terça-feira, 30/4

19h – Bacacheri e Tingui

Escola Municipal Eny Caldeira (Rua Guilherme Ihlenfeldt, 245)

 

19h – Vila Torres (Prado Velho)

Capela Nossa Senhora Aparecida (Rua Guabirotuba, 770)