Reprodução – Uderzo

O desenhista francês Albert Uderzo morreu nesta terça-feira (24), aos 92 anos, em sua casa na periferia de Paris. Junto com o roteirista René Goscinny, Uderzo criou as histórias do gaulês Asterix, um dos personagens mais famosos das histórias em quadrinhos.

“Albert Uderzo morreu enquanto dormia em sua casa em Neuilly (na periferia de Paris) de um ataque cardíaco não relacionado com o coronavírus. Ele estava muito cansado há várias semanas”, disse Bernard de Choisy, seu genro, à AFP.

Uderzo nasceu em 25 de abril de 1927, perto de Reims. Ao lado de Goscinny, lançou o primeiro álbum de Asterix e Obelix, ‘Asterix, o Gaulês’, em 1959. Ao todo, foram 24 álbuns até a morte de Goscinny, em 1977, aos 51 anos. Depois disso, Uderzo continuou desenhando e passou a fazer também os roteiros. O primeiro álbum inteiro de Uderzo foi ‘O Grande Fosso’, de 1980. Até hoje, foram lançados mais de 30 álbuns, que ao todo venderam 380 milhões de cópias em 111 idiomas diferentes.

Em 2009, Uderzo passou a sofrer com artrite. Em 2011, passou os direitos do personagem a dois autores mais jovens, Jean-Yves Ferri e Didier Conrad. Mesmo assim, ele supervisionava o trabalho em todos os momentos. O primeiro álbum da dupla, ‘Asterix entre os Pictos’, foi publicado em 2013.

Asterix ficou tão icônico que ganhou mais de 10 filmes de animação, além de filmes em live action. Em 1989, ele ganhou um parque temático nas cercanias de Paris. Ainda houve centenas de produtos de merchandising vendidos.