Faleceu no início da noite desta terça-feira, 30, em Curitiba, aos 78 anos, o advogado e ex-deputado federal Adolpho de Oliveira Franco Junior (legislatura 1979-1983). Ele foi diretor do antigo Grupo Bancial, da TV Paranaense (Canal 12) e do jornal Correio de Notícias. Dirigiu o Sindicato das Empresas de Seguros do Paraná e presidiu a União Paranaense dos Estudantes Secundário (Upes).

Em 1958, tornou-se membro do diretório estadual da União Democrática Nacional (UDN), cargo que ocuparia até a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965). Em 1977, cursou a Escola Superior de Guerra (ESG) no Rio de Janeiro.

Elegeu-se deputado federal, em novembro de 1978, na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e tomou posse em fevereiro do ano seguinte. Com a extinção do bipartidarismo, em novembro de 1979, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS), de apoio ao governo. Foi membro da Comissão de Economia, Indústria e Comércio, da Comissão de Agricultura e Política Rural, e da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as causas da elevação das taxas de juros em diversos setores do sistema financeiro nacional, além de ter sido suplente na Comissão de Finanças.

É co-autor do livro “Adolpho de Oliveira Franco – Advogado do Paraná”, que retrata a vida e a obra de seu pai, senador da República,  governador do Paraná, presidente da OAB/PR, presidente do antigo Banco Comercial do Paraná (Bancial).

Adolpho de Oliveira Franco Junior deixa a viúva Regina Helena Rocha de Oliveira Franco. O velório está marcado para a Capela 1 do Cemitério Parque Iguaçu.