Reprodução/Facebook – Rodrigo Belato

O cartunista e arte educador Rodrigo Belato morreu em Curitiba nessa quarta-feira (dia 24), aos 42 anos. Criador dos personagens para histórias em quadrinhos Punk Afonso, Pingo do Espaço e Décio, ele era formado em Arte pela Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, e trabalhou para grandes empresas produtoras de games, com desenhos animados e áudio para multimídia. Foi Diretor de Arte do PORAO2D, estúdio de animação e quadrinhos.

Palestrante e curador de projetos educacionais itinerantes, foi pioneiro em revistas em quadrinhos digitais no Brasil. Era sócio-diretor da Casa Cultural Belaboni, em Curitiba, escola que dividia com sua companheira, a cantora Dany Nascimento.

Rodrigo também participava de projetos dos cursos do Solar do Barão e da Gibiteca, com oficinas de Histórias em Quadrinhos: Cartoon, Herói e Mangá.

Iniciou seus primeiros traços com apenas nove anos de idade, quando entrou em contato com histórias em quadrinhos. A partir de então, passou a desenhar suas HQs em cadernos de escola. Nesse período surgiu a Turma do Rick, apresentando pela primeira vez seu principal personagem, o Punk Afonso, ainda feito de forma simples, que passou a ser desenvolvido pelo cartunista por alguns anos.

Recebeu incentivo e apoio de grandes nomes dos quadrinhos nacionais, com cartas referenciais da Editora Abril e de Maurício de Sousa. Fez suas primeiras exposições de animação e quadrinhos em 1996. Trabalhou em São Paulo com computação gráfica e áudio para multimídia, participando de trabalhos para grandes empresas do mercado de games.
Mudou-se para Curitiba em 1999 e desenvolveu ilustrações e quadrinhos para a internet. Em 2000 lançou oficialmente o Punk Afonso, em seu site pessoal “A Verdadeira história de AEIOU”. Nessa página lançou outros personagens extraídos de suas primeiras animações – Pingo, o cão! – que também vive no imaginário País de AEIOU. Também publicou suas histórias no site HQNet, junto de outros autores paranaenses. Seu site pessoal foi eleito entre os 100 melhores sites de Flash do mundo em 2001 e o artista é incluído no ranking dos melhores cartunistas brasileiros. Ainda em 2001 publicou tiras do Punk Afonso no jornal Gazeta do Povo.

Em suas histórias – voltadas ao público infanto-juvenil – utilizava temas lúdicos para falar sobre problemas comuns da adolescência e do Brasil, quando comparado ao país imaginário AEIOU.

Mais sobre Rodrigo Belato:

https://paranashop.com.br/2018/03/curso-no-solar-do-rosario-ensina-quadrinhos-para-os-pequenos/
http://www.guiadosquadrinhos.com/artista/rodrigo-belato/5075
https://www.instagram.com/rodbelato/
https://www.facebook.com/rodrigo.belato.3
linkedin.com/in/rodrigo-belato-21129b28/
https://www.youtube.com/watch?v=9fK-Eyx1lwY
https://www.youtube.com/watch?v=Y0pY_LbJ_14
https://twitter.com/rodrigobelato
https://www.facebook.com/casaculturalbelaboni