reprodução/Facebook – Matheos Chomatas: velório e e sepultamento será no cemitério Parque Iguaçu

O médico Matheos Chomatas, que ocupou cargos nas direções das secretarias de Estado da Saúde do Paraná, e na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, morreu aos 60 anos, ontem, em Curitiba, vítima de complicações de um câncer. Ele foi um dos responsáveis pela implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Curitiba e atualmente trabalhava em conjunto com órgãos da Justiça e do Ministério Público para atender as necessidades de pacientes que buscavam medicamentos e serviços que estavam indisponíveis no SUS. 

Chomatas também diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana na Secretaria de Estado de Saúde. Ele era casado com a Drª Eliane Chomatas. Deixa esposa e dois filhos.

O prefeito Rafael Greca decretou luto oficial pelo falecimento do médico. O corpo foi velado neste sábado (12/12), entre às 11h e às 13h, nas capelas 1 e 2 do Cemitério Parque Iguaçu, onde também acontecerá o sepultamento. O prefeito e, especialmente, os profissionais das equipes da Secretaria Municipal da Saúde lamentaram a morte do médico, em decorrência de complicações provocadas por um câncer.

Doutor Matheos, como era conhecido pelos colegas, deixou um legado importante na saúde pública de Curitiba e do Paraná. Ele foi responsável pela implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na capital paranaense e desempenhou funções importantes na Secretaria Municipal da Saúde.

Para Greca, o Doutor Matheos era um dos pilares do SUS curitibano. “Com imensa tristeza decretamos luto na cidade de Curitiba pela passagem à eternidade de nosso colega de tantos anos desta Prefeitura, um dos pilares do SUS Curitibano, o médico Matheos Chomatas. Implantou o SAMU em Curitiba e, por muitos anos, foi nosso Diretor de Urgência”, disse em Greca.

Ele atuou por muitos anos como diretor de Urgência da Secretaria Municipal de Saúde e, atualmente, era assessor de gabinete da secretária Márcia Huçulak.

O prefeito destacou a dedicação especial que Matheos Chomatas prestava à saúde pública. “Sempre atuante e preocupado em dar respostas rápidas aos usuários. Atendia a todos, não tinha hora ou dia da semana. Representava a Secretaria Municipal da Saúde no Comitê de Justiça, atuando junto à nossa Procuradoria do Município, ouvido por juízes e promotores de Justiça pelo seu saber e profundo conhecimento do SUS”, pontuou Greca.

O prefeito lembrou que Doutor Matheos prosseguiu em sua missão mesmo doente e lutou até o fim pelos seus ideais de oferecer o melhor serviço de saúde pública aos usuários do sistema. “Perdemos não só o colega de trabalho, médico dedicado em plenitude à Saúde Pública, mas um grande amigo. Seja recebido na Casa do Senhor pelo muito que trabalhou e amou até que o câncer o vitimasse. Esteve na trincheira até a véspera de ser internado no Hospital Erasto Gaertner. Será eterno na Memória da Cidade de Curitiba. Sejam consolados sua amável esposa, também médica, nossa colega concursada doutora Eliane Chomatas, e seus filhos Jacqueline e Guilherme. Doutor Matheos Chomatas é orgulho de Curitiba.”

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, também lamentou a morte do médico Matheos Chomatas. “Servidor de carreira da Secretaria Municipal da Saúde, foi incansável e dedicado. Foi um precursor em melhorar o acesso dos usuários a terapias e procedimentos não disponíveis”, disse a secretária.

“Perdemos não só um colega de trabalho, um médico, um profundo conhecedor do SUS, perdemos um grande amigo, nosso conselheiro, apoio de todas as horas. Não há palavras para dizer da nossa gratidão por tê-lo conhecido e por ter o privilégio de conviver com ele todos os dias. Com sua praticidade, sua maneira peculiar, um ser humano ímpar”, disse Marárcia Huçulak. 

“Um homem de caráter, sensível e brilhante, que teve como missão defender o SUS do nosso Estado”, escreveu também o deputado estadual e ex-secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo. 

O deputado federal e ex-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), também lamentou a perda do amigo. “Muito triste em saber do falecimento do meu querido amigo Matheos Chomatas. Alguém que faz parte da história de Curitiba e que com certeza fará muita falta”, comentou.