Reprodução / Facebook – Raul de Souza

Morreu na noite deste domingo (13) o músico brasileiro Raul de Souza, considerado como um dos maiores trombonistas de jazz do mundo. A confirmação veio em nota no Facebook do músico. Ele estava em Paris e tinha 86 anos.

“Guerreiro, como sempre, lutou até o final de suas forças contra o câncer. O nosso herói brasileiro partiu para eternidade, deixando para todos seu maior legado, sua música. Agradecemos imensamente o apoio que todos vocês sempre manifestaram”, disse a família, em nota no perfil do músico no Facebook.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1937, Raul começou a tocar aos 16 anos. Fez sua primeira gravação em 1957, com músicos como o violonista Baden Powell. Integrou o grupo Bossa Rio, do pianista Sérgio Mendes, com o qual gravou, em 1963, o disco ‘Você ainda não ouviu nada’ e excursionou pelos Estados Unidos e Europa.

Nos anos 70, Raul de Souza se mudou para Boston (Estados Unidos), onde estudou na Berklee Music College. Depois, mudou-se para Los Angeles, onde gravou o álbum ‘Colors’, em 1975, o primeiro disco de uma expressiva carreira internacional. Ele se apresentou em grandes festivais de jazz e gravou com músicos como Sarah Vaughan, Stanley Clarke, Ron Carter, Sonny Rollins e George Duke.