Arquivo particular – Orlando Woczikosky

O poeta e trovador Orlando Woczikosky morreu, aos 91 anos, neste sábado, em Curitiba. Considerado o “Príncipe dos Trovadores do Paraná”, publicou dez livros de trovas, foi o último remanescente vivo dos fundadores da UBT-Paraná (União Brasileira de Trovadores do Paraná), e por sua vasta obra trovadoresca, faz-lhe homenagem com o título singular de “O Mais Ilustre Membro da UBT-Paraná da Atualidade. 

Orlando Woczikosky nasceu em Curitiba, no bairro Xaxim, em 8 de maio de 1927, filho de Mézio Woczikosky e Emília Woczikosky. Cursou Ginásio Industrial e Técnico Industrial, pela Escola Técnica de Curitiba; Graduado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Paraná, dentre outras atividades, sua principal atividade profissional foi lecionar Desenho no Senai em Curitiba por mais de trinta anos.

Na Escola Técnica de Comércio de Plácido e Silva, ensinou Desenho e Caligrafia, no Colégio Parthenon, Desenho e Educação Artística e finalmente no Ministério do trabalho, lecionou Leitura e Interpretação de Desenho no Curso de Segurança do Trabalho.

Devido a seu talento e inspiração e seu saudosismo, é trovador emérito, considerado como o “Poeta da Saudade”. É membro do Conselho Nacional de Trovadores do Brasil, sócio fundador da União Brasileira de Trovadores – UBT, presidente de honra da UBT Estadual do Paraná e ex-presidente da UBT Seção de Curitiba e do Paraná.

Faz parte da Academia de Letras José de Alencar, da qual é titular efetivo da cadeira número 10, do Centro de Letras do Paraná e Associação Profissional de Escritores do Paraná. Recebeu muitas homenagens, entre diplomas de honra, de louvor, de mérito, prêmios, etc. Participou de várias antologias, jornais, revistas, boletins. Possui dez livros de trovas publicados e um de poemas. ”

Orlando Woczikosky pertence à Cadeira Poética número 22, da Academia Paranaense da Poesia, tendo como Patrono, Barreto Coutinho.

Velório

Para os amigos e familiares que quiserem e puderem se despedir, o de Orlando Woczikosky está sendo velado no Cemiterio Jardim da Saudade II , Capela 03. Avenida Maringá, 3300 | Jardim Atuba | Pinhais – PR, das 19h as 00h e das 08h às 11h do dia 11/02/19 (segunda feira) e seguirá para sepultamento para o Cemitério Jardim da Saudade, Rua João Bettega, 999 | Portão | Curitiba.