Luto na cultura

Morre Tiomkim, o pioneiro do audiovisual no Paraná

(Foto: Facebook)

Morreu neste domingo (17) em Curitiba, aos 68 anos, Osval Dias de Siqueira Filho. o Tiomkim, jornalista, videomaker, produtor de cinema, vídeo e fotografia.  Pioneiro do audivisual no Paraná, durante  24 anos, ele atuou na ação cultural do Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) e há 25 anos produzia o programa radiofônico "Cinemaskope, A Maravilhosa Música do Cinema", que ia ao ar todos os domingos às 22 horas na Rádio Educativa e também produzia o site cinemaskope.com.

Pioneiro na área de video-arte no Paraná, produziu vários curtas, na categoria experimental, e participou de diversos festivais de video na década de 90. Foi premiado no Festival do Maranhão com os troféus Itaú, Especial do Juri e o internacional OCIC (Organização Católica Internacional) em parceria com o cineasta Estevan Silvera. Também ganhou o grande prêmio do Salão Curitiba Arte V (1989) e foi até Praga na antiga Tchecoslováquia onde registrou o fim do Comunismo.Cinéfilo de carteirinha, ele tinha uma coleção de mais de mil discos de vinil derilhas sonoras do cinema, os mais de 500 DVDs.

Vários amigos se manifestaram nas redes sociais o pesar pela morte de Tiomkim. A causa da morte não foi divulgada. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro.