Cido Marques/FCC

Uma exposição com 24 esculturas de personalidades ligadas à história do Paraná e do Brasil estarão expostas, a partir desta sexta-feira (29/3), no térreo do Memorial de Curitiba O evento será aberto às 18h, mesmo horário da mostra Curitiba: Tempo e Memória, também para celebrar os 326 anos da cidade.

João Turin, Zaco Paraná e Erbo Stenzel estão entre os escultores que assinam as esculturas. Feitas em liga de bronze, as peças foram retiradas temporariamente de logradouros da cidade para serem recuperadas pelo Programa de Preservação do Patrimônio de Arte Escultural da Fundação Cultural de Curitiba. Entre as peças estão bustos e hermas (peças semelhantes ao busto, mas com as laterais terminadas em cortes retos) que foram alvo de vandalismo e, por isso, retirados de praças e jardins públicos.

Existem na cidade cerca de 300 esculturas e, destas, menos de 100 foram executadas em liga de bronze. “As que ainda não foram retiradas para recuperação receberão tratamento adequado em breve”, explica a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro.

Personagens do Rosto da Cidade

Serão expostas obras do começo do século passado, como a do ex-presidente da Província do Paraná Zacarias de Goes e Vasconcelos e do poeta Emílio de Menezes. Segundo o diretor de Patrimônio Cultural da FCC, Marcelo Sutil, todos os monumentos restaurados serão devolvidos aos logradouros de origem e reinstalados por um sistema especial de fixação, para dificultar atos de vandalismo.

A iniciativa de restauração precedeu o programa Rosto da Cidade, da Prefeitura, de recuperação de logradouros e prédios da região central. Ela começou com a restauração do busto do professor João Ribeiro Macedo, recolocado na praça Santos Andrade. Também tiveram o mesmo destino a herma do Monsenhor Celso, na Praça Garibaldi, e a escultura Águia de Haia, na Praça Santos Andrade.

Do século passado

Apesar da antiguidade das peças, nenhuma havia sido restaurada. “As obras estavam sujas e com a pátina deteriorada. Havia algumas vandalizadas com cola e adesivos aplicados e até uma que teve elementos retirados”, lamenta o escultor Elvo Benito Damo, do Atelier de Escultura do Parque São Lourenço.

Desde meados do ano passado, o artista está encarregado de restaurar as peças para devolvê-las aos logradouros onde estavam originalmente instaladas.

O busto do pai da pintura paranaense, Alfredo Andersen, foi uma das mais danificadas e que mais deram trabalho ao restaurador. “Levaram a paleta e o pincel que ele tinha nas mãos. Tive que fazer o molde e fundir os elementos no busto”, explica ele sobre a peça, retirada da praça em frente o Hospital Evangélico, no Bigorrilho. Já o busto do educador Alfredo Parodi, na Praça Rui Barbosa, teve sua placa furtada.

O processo de restauro revela detalhes preciosos sobre as esculturas. É o caso da autoria e origem da herma de Emílio de Menezes, retirada da Boca Maldita, na entrada da Praça Osório – para o artista restaurador, uma das mais interessantes do conjunto. Na base da peça estão gravadas informações sobre os autores (João Turin e Zaco Paraná, dois dos maiores artistas visuais do Paraná), o ano de produção (1922) e o local onde ela foi executada (Paris).

Qual a diferença entre busto e herma?

Busto é a escultura que retrata cabeça, ombros e parte do peito do homenageado. A escultura da educadora Júlia Wanderley, que será devolvida à praça Santos Andrade, é um exemplo.

Já a herma é semelhante ao busto, mas com as laterais terminadas em cortes retos, como o monumento do religioso, educador e político Ildefonso Xavier Ferreira, na mesma praça.

Monumentos da mostra e os locais de onde eles foram removidos para restauração

Hermas

Claudino dos Santos, na Praça João Cândido

Romário Martins, na Praça Santos Dumont

Plínio Alves Monteiro Tourinho, na Praça Santos Andrade

Padre Ildefonso Xavier Ferreira, na Praça Santos Andrade

Carlos Gomes, na Praça Carlos Gomes

Raul Messing, na Boca Maldita

Emílio de Menezes, na Boca Maldita

Emiliano Perneta, na Boca Maldita

Alfredo Parodi, na Praça Rui Barbosa

Dante Alighieri, no Memorial de Curitiba

Lysimaco Ferreira da Costa, na Praça Santos Andrade

Abilon Souza Naves, no Jardinete Zeferino Krukoski.

Bustos

Alfredo Andersen, na Praça Alfredo Andersen

Maria Polenta, no Jardinete Maria Polenta

Santos Andrade, na Praça Santos Andrade

Julia Wanderley, na Praça Santos Andrade

Visconde de Guarapuava, na Praça Eufrásio Correia

Teixeira Soares, na Praça Eufrásio Correia

Leôncio Corrêa, na Boca Maldita/Praça Osório.

Barão do Serro Azul, na Praça Miguel Couto

Victor Ferreira do Amaral, na Praça Santos Andrade

O Filósofo, no Memorial de Curitiba

Marechal Castelo Branco, na Praça Nossa Senhora de Salete

Zacarias Góes de Vasconcelos, na esquina da Marechal Deodoro com Rua Doutor Muricy

Serviço: mostra de monumentos restaurados

Abertura: 29/3 (sexta-feira), às 18h

Local: Memorial de Curitiba (Rua Doutor Claudino dos Santos, 79, São Francisco)

Visitação: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h