Recine

Mostra de cinema de arquivo chega ao Paraná

O Paraná recebe pela primeira vez a programação itinerante do Recine,evento realizado há seis anos pelo Arquivo Nacional que tem por objetivo
REviver, REsgatar, REcuperar, Restaurar, Refletir e REutilizar os arquivos audiovisuais. A Mostra "Tesouros do Cinema Brasileiro - O que ficou na Memória" acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, no Cine Luz em Curitiba,sempre às 19 horas com entrada franca, e prevê a exibição de filmes e documentários nacionais e produções paranaenses, e a realização de debates com especialistas em preservação de várias instituições públicas, pesquisadores em cinema, produtores e cineastas.

A diretora do Arquivo Público do Paraná, Daysi Andrade, lembra que é fundamental a união das instituições e sociedade na preservação da memória do Paraná retratada na produção audiovisual. "Será uma grande oportunidade para conhecermos as potencialidades desse material quando é preservado e tornado acessível para pesquisadores, produtores e cineastas". Entre os filmes previstos, há produções paranaenses histórias como 'Pátria Redimida', de João Batista Groff, de 1930.

Daysi adianta que o Recine - Paraná pretende ainda mobilizar todos os profissionais do audiovisual para que em 2008, o Paraná possa realizar um evento com oficinas, exposições e produções locais, a exemplo do que acontece no Rio de Janeiro há seis anos, e em outros Estados brasileiros.

Recuperação - O curador do Recine, Clóvis Molinari Jr, salienta que "esse evento é mais do que um festival técnico de recuperação da memória. O 'RE' do REcine também quer dizer Repercutir, fazer emitir as imagens e ecoar o som da cultura audiovisual entre os que ignoram os tesouros onde quer que estejam".

Molinari trará a programação "Tesouros do cinema Brasileiro - O que Ficou na Memória", com uma apresentação especial do Recine aos paranaenses que contará também com históricas produções locais, como imagens da visita do presidente Dutra ao Norte do Paraná, o porto de Paranaguá da década de 1950 e outras imagens que divulgaram nosso potencial turístico.

Para Ricardo Favilla, diretor da Rio de Cinema Produções, "a mostra no Paraná vai estimular a produção estadual e no próximo ano, com certeza, teremos um Recine paranaense, com o envolvimento das instituições de preservação e de ensino ligadas ao audiovisual.".

Mais informações no telefone (41) 3352-2299 - Ramal 214 ou nos sites
www.pr.gov.br/arquivopublico ou www.recine.com.br

RECINE - PARANÁ
"Tesouros do Cinema Brasileiro - o que ficou na memória"
Data: 13 e 14 de dezembro de 2007
Local: Cine Luz
Horário: 19 às 22 horas

 

DIA 13 - QUINTA-FEIRA - 19 HORAS
 

Reminiscências, de Aristides Junqueira (1920)
Os funerais de Rui Barbosa, de Brazilian Film (1923)

Um Rio que passou..., do Arquivo Nacional (2002)

Pátria Redimida, de João Batista Groff (1930)

O general Dutra no Norte do Paraná, de Rossi Filme Ltda (1948)

Além do Pão de Açúcar, de Hermes Gonçalves (1953)

 

DEBATE:

ORIGENS DO CINEMA NO BRASIL E A SUA PRESERVAÇÃO

Clovis Molinari Jr. (Arquivo Nacional)

Harry Luhm - (Pesquisador)

TiomKim  - (Museu da Imagem e do Som - PR)
Francisco Alves dos Santos - (Cinemateca de Curitiba)

 

 

DIA 14 - SEXTA-FEIRA - 19 HORAS
 

Setenta anos do Cinema Brasileiro, de Jurandyr Noronha (1978)
Cinegrafista de Rondon, de Jurandyr Noronha (1979)
Os pioneiros do cinema no Paraná, de Willy e Werner Schumann (1994)
Suplício de uma saudade, de Tiomkim e Estevan Silvera (1992)
Carnaval em Curitiba, de Aníbal Requião (1910)

 

DEBATE:

DIFUSÃO, OFICINAS E O CARÁTER CONTEMPORÂNEO DA EXIBIÇÃO DE MATERIAIS ANTIGOS

Ricardo Favilla - Rio de Cinema Produções

Fernando Severo - Centro Europeu

Luís Renato Ribas - Cinevídeo Produções

Estevan Silvera - Documentarista