A Secretaria de Estado da Cultura abre nesta terça-feira (12), às 18h30, a exposição Veneza e as impressões do Carnaval, do fotógrafo espanhol Andreu Reverter. A mostra é uma promoção conjunta do Consulado-Geral da Itália em Curitiba, Instituto Italiano de Cultura, Embaixada da Espanha no Brasil e Instituto Cervantes e permanece até 31 de maio. A entrada é gratuita.

Nas festas religiosas e pagãs que retratei respira-se, por alguns dias, uma atmosfera que nos conduz ao que fomos em tempos anteriores, às nossas origens, presentes no inconsciente coletivo ou individual. Recuperar e conservar o passado, reconciliar-se com a história, me parece essencial, visto que na memória reside nossa identidade espiritual, diz o artista.

Composta por 24 fotografias, tiradas entre 2011 e 2012, a exposição revela a Veneza que surge durante o Carnaval.

O ARTISTA

Andreu Reverter nasceu na Espanha, em Alcanar, cuja paisagem marcou profundamente sua fotografia. Colaborou com várias editoras tais como Tusquets Editores, Lunwerg Editores, Ramón Úbeda, Bd Ediciones de diseño, Book Style, Evaluz, ArtQuitect e Prefeitura de Barcelona, entre outras.

Sua fotografia, que sempre dispensou uma atenção particular à Itália e às suas regiões, vai do retrato à paisagem e aborda temas históricos, ecológicos e sociais.

SERVIÇO: Abertura da exposição Veneza e as impressões do Carnaval.

Data: 12 (terça-feira)

Horário: 18h30.

Local: Hall da Secretaria de Estado da Cultura – Rua Ébano Pereira, 240, Centro. Curitiba – PR.