Franklin de Freitas – Ewerton com uma criança e uma mãe dentro do carro: união faz a força

A cada ano, aproximadamente 400 casos de algum tipo de câncer infantil são diganosticados no Paraná. Em Curitiba, essas crianças e suas famílias contam com o apoio da ONG União Solidária, que desde o ano passado, numa conjugação de forças com os motoristas que trabalham para aplicativos como o Uber e a 99, oferece transporte para os pequenos em tratamento irem e voltarem do hospital.

Vanessa Ribas Saad, coordenadora do projeto social, e Odete Maria da Silva, tesoureira, contam que a união entre a ONG e os motoristas surgiu no final do ano passado, quando a União Solidária preparava uma festa de Natal para as crianças – atualmente, cerca de 50 famílias são apoiadas pelo projeto, que oferece assistência não apenas aos pacientes, mas também aos familiares, suprindo necessidades diversas ao custo de R$ 300 a R$ 500 por família.

Na ocasião, Vanessa e Odete procuravam por um ônibus para levar as crianças até um restaurante, que havia oferecido um lanche para os pequenos. Duas mães, porém, acabaram precisando de outro transporte. Foi quando dois motoristas que trabalham com apps se prontificaram a ajudar.

“Depois, uma criança precisou de motorista para tratamento e um dos motoristas que havia nos ajudado pediu num grupo. Conseguiu alguém para fazer o transporte e fizemos uma foto desse motorista e postamos nas redes sociais. Bombou, foram mais de 400 mil pessoas alcançadas pela publicação”, conta a coordenadora da União Solidária.

Depois disso, mais motoristas aparecerem e se ofereceram para ajudar. Hoje, já são 73 motoristas cadastrados ajudando no transporte das crianças em tratamento, cada um ajudando da maneira possível. Um apoio fundamental, diga-se de passagem.

“Mesmo as famílias mais estáveis, quando chega a doença, cai a estabilidade. O pai ou a mãe param de trabalhar para se dedicar só à criança, e isso quando o pai é presente. Além disso, a imunidade das crianças baixa durante o tratamento, o que dificulta para usar o transporte coletivo. Nosso único critério para utilizar o motorista é que a família não tenha carro”, explica Odete.

“Tem que cuidar, proteger”, diz mãe
Uma das famílias apoiadas pela União Solidária é a de Crislaine Lisboa Pires, mãe da pequena Emelin, de 5 anos, diagnosticada em março do ano passado com um tumor suprarrenal. Ela conta que o apoio de motoristas tem sido fundamental para a recuperação da filha, que teve o tumor retirado num procedimento cirúrgico e agora faz exames com frequência para o caso de a doença voltar (o tumor é maligno).

Segundo ela, o apoio dos motoristas tem sido fundamental para a recuperação da filha.

“É complicado, a criança não pode pegar ônibus porque o risco é grande. A imunidade deles fica baixa e corre o risco de pegar algum vírus, o que pode piorar e a condição clínica deles. Então tem que cuidar, proteger o máximo possível”, diz Crislaine, que descobriu a doença da filha no mesmo dia em que passou numa entrevista de emprego – ela estava desempregada e teve de recusar a proposta para acompanhar o tratamento da pequena.

“É bem divertido”, conta motorista parceiro
Um dos primeiros motoristas a se dispor para ajudar a União Solidária foi Ewerton de Oliveira. Há seis meses ele trabalha com os aplicativos de transporte, mas antes já fazia trabalho voluntário. “Estamos tentando mais motoristas. Se cada um fizer um pouco, já ajuda bastante”, diz ele, que relata ainda a alegria nos dias de evento. “É bem divertido. Uma das crianças até contou que não tinha nem conseguido dormir, ficou sonhando acordado que comia uma coxinha. É uma coisa diferente para eles”, relata.

SERVIÇO
Projeto União Solidária
O que é: Uma ONG fundada em setembro de 2015 que presta assistência a crianças com câncer e portadores de síndromes raras e também aos familiares dos pequenos.
Como funciona: As próprias famílias procuram a instituição em busca de ajuda ou então são indicadas por assistentes sociais que atuam em hospitais. Atualmente, porém, os cadastros estão esgotados.
Como ajudar: Há opções diversas para trabalho voluntário (entre elas atuando de motorista, levando e buscando os pacientes) e também outras formas de apoiar, como fazendo doações. Para mais informações, acesse o site da ONG ou entre em contato pelo Facebook
Site: https://uniaosolidariacuritiba.wordpress.com/
Facebook: https://www.facebook.com/uniaosolidariacuritiba/