Publicidade
Na Rui Barbosa

Motoristas e cobradores de Curitiba e RMC aprovam acordo salarial 2019

Assembleia de motoristas e cobradores de ônibus
Assembleia de motoristas e cobradores de ônibus (Foto: Divulgação / Sindimoc)

Motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana aprovaram na tarde desta quarta-feira (24), em assembleia na Praça Rui Barbosa, o acordo salarial de 2019. O acordo aprovado prevê aumento de 3,58% no salário, correspondente a 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período de 1º de fevereiro de 2018 e 31 de janeiro de 2019; aumento de 5% no cartão alimentação e a garantia da função de cobrador por quatro anos, com redução gradual tendo critérios específicos. Com isso, qualquer perspectiva de greve está descartada.

O acordo prevê ainda estabilidade de emprego a motoristas com idade superior a 45 anos e com mais de dez anos de vínculo na empresa.

Também foi informado durante a assembleia o fim do repasse do fundo assistencial para a entidade trabalhista, destinado à prestação de serviços para os trabalhadores da categoria. Com o fim do repasse desse valor, equivalente a cerca de 1 centavo da tarifa, o Sindimoc vai anunciar em breve mudanças administrativas e no atendimento dos trabalhadores, para adequar à nova realidade com a não existência desse recurso.

DESTAQUES DOS EDITORES