Franklin de Freitas

Após uma tarde com movimento relativamente tranquilo, o movimento nas estradas que ligam Curitiba com as praias do Paraná e de Santa Catarina começou a crescer entre o final da tarde e o começo da noite desta terça-feira (05 de março).

Na BR-277, que liga a Capital com o litoral paranaense, a concessionária Ecovia informa que o tráfego é intenso ao longo e todo o trecho concessionado na volta das praias. Apesar disso, não há registro de interdições.

A previsão é de que apenas durante o dia de hoje sejam registrados um total de 30 mil veículos retornando para Curitiba. No horário de pico, entre 17 e 18 horas, o fluxo de veículos chegou a 2,2 mil por hora, cinco vezes mais que o registro comum de um final de semana.

Para amanhã, quarta-feira de cinzas, a Ecovia também espera 30 mil veículos subindo a Serra do Mar. O pico é previsto para acontecer entre 16h e 17h, com 2,3 mil condutores passando pela Praça de Pedágio, em São José dos Pinhais, com destino a Curitiba. Ainda segundo a concessionária, o movimento deve diminuir a partir das 22h.

Já a Arteris Litoral Sul, responsável por administrar a BR-101(SC) e a BR-376(PR), aponta que há tráfego intenso na primeira estrada no sentido Paraná, que vai do km 144 (Itapema) ao km 134 (Balneário Camboriú) e do km 20 ao km 4 (Garuva). Já a BR-376 apresenta fluxo intenso de veículos do km 682 ao km 667 (Guaratuba).

Por fim, a BR-116, também pertencente à Arteris, apresenta tráfego intenso no sentido São Paulo do km 108 (Curitiba) ao km 102 (São José dos Pinhais). Chove em pontos alternados da rodovia.