Cassiano Rosário

O movimento “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro” (MUCB) segue com suas ações e participará das manifestações que acontecem no próximo sábado, dia 20 de outubro, numa caminhada que percorrerá da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita. A concentração do grupo acontece a partir das 14h na Santos Andrade com uma oficina de cartazes e um momento para troca de informações, retirada de dúvidas e discussões acerca do momento político.

]Para as pessoas que queiram se juntar ao movimento, a organização orienta o uso de roupas roxo ou lilás, ressaltando a necessidade de manutenção da identidade e autonomia política do movimento social. Bandeiras e vestimentas do MUCB irão identificar as participantes. “O objetivo continua sendo a contrariedade a um candidato à presidência do Brasil declaradamente intolerante e antidemocrático que defende tortura e violência, que não respeita as liberdades individuais. Sem qualquer proposta concreta, ele apenas se promove com discursos de ódio e monólogos que fogem do enfrentamento e do debate. Nesse momento o MUCB toma partido contra o avanço do fascismo e defende uma pauta política não-violenta e, acima de tudo, com respeito à democracia do nosso país e a garantia das políticas públicas sociais já efetivadas”, afirma a organização do movimento em Curitiba.

O MUCB surgiu a partir de um grupo fechado no Facebook, criado para unir mulheres indignadas com o posicionamento político e plano de governo do candidato do PSL à presidência da República, o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ). No dia 20 participa do ato chamando as mulheres para estarem com o grupo, juntamente com diversos outros coletivos e pessoas não ligadas a partidos e nem a movimentos sociais, sendo que não integra a organização do evento. Pelo momento político o MUCB apoia a candidatura de Fernando Haddad à presidência da república, mas ressalta o seu caráter de oposição.

O MUCB já promoveu vários encontros oficiais, e conta atualmente com muitas mulheres distribuídas em várias funções: música, jurídico, comunicação, organização, segurança, entre outras. Seu intuito é seguir a atuação após as eleições, trabalhando no monitoramento dos governantes e no fortalecimento das conquistas já alcançadas pelas mulheres, negras, a comunidade LGBT, lutando fortemente contra a perda de direitos e o retrocesso social. A campanha #EleNão segue com força e prevê atos públicos atrelados do MUCB pelo país todo no mesmo dia e horário.  No grupo fechado do Movimento na rede social, somam-se quase quatro milhões de mulheres interessadas no movimento.

No primeiro turno, a manifestação Mulheres contra Bolsonaro reuniu  milhares de mulheres no Centro de Curitiba no dia 29 de setembro.A concentração foi na Boca Maldita, Centro de Curitiba. De lá as manifestantes sairam em passeata pelo Calçadão da XV de Novembro em direção a Praça Santos Andrade, onde fica o prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Segundo os organizadores do evento, 50 mil pessoas participaram do ato. Já a Polícia Militar estimou em apenas dois mil o número de participantes.

Serviço:

Mulheres Unidas Contra Bolsonaro (MUCB) #EleNão #EleNunca

Oficina de cartazes: https://www.facebook.com/events/2149112005356287/

Evento: https://www.facebook.com/events/2040454779351534/

Local concentração: Praça Santos Andrade, Centro – Curitiba/PR

Data e horário: 20/10, às 14 horas