Reprodução / PF Cascavel

Um homem foi preso em Cascavel, no Oeste do Paraná, suspeito de aplicar um golpe conhecido como “Don Juan”. De acordo com a Polícia Federal (PF), uma mulher iniciou um romance virtual com ele, que é nigeriano, através de uma rede social. O homem se teria se passado por um executivo bem sucedido do Reino Unido.

Após meses de relacionamento, o homem pediu dados da mulher para que ele pudesse enviar a ela uma encomenda no valor de R$ 4,5 milhões. Dias depois do suposto envio, outro homem entrou em contato com ela, de um celular de São Paulo, e disse que tinha sido encarregado de trazer a encomenda e que estaria no aeroporto de São Paulo com o dinheiro retido pela Receita Federal.

Segundo a PF, o homem disse a ela que, para a liberação, estaria sendo exigido o depósito de R$ 5 mil numa conta em um banco em São Paulo, passando os dados por Whatsapp.

Depois de perceber que se tratava de um golpe, a vítima procurou o plantão da PF em Cascavel, que imediatamente iniciou diligências para prender o estelionatário juntamente com a Coordenação de Segurança do Banco e policiais da 2ª DP de São Paulo (Bom Retiro).

A polícia afirma que o nigeriano é residente no Brasil desde 2018, e que já tinha passagem por trafico internacional de drogas. Ele foi preso em flagrante quando tentava sacar o dinheiro da vítima da conta em seu próprio nome e na própria agência bancária fornecida, no Centro de São Paulo. 

A vítima, ouvida em declarações pelo Delegado Federal Marco Smith, em Cascavel, e após fornecer os “prints” das conversas de Whatsapp, garantiu que a prisão em flagrante se sustentasse.