Também ontem, a Prefeitura de Curitiba anunciou que ampliará a realização de testes para verificação se alguém está contaminado ou já teve contato com o novo coronavírus (ou seja, se produziu anticorpos, o que significaria que esse indivíduo já foi infectado nalgum momento). Até aqui, apenas os casos graves, com pacientes internados, estavam sendo testados. A partir de agora, mesmo os pacientes com quadros mais leves da doença serão testados, caso apresentem comorbidades ou algum tipo de vulnerabilidade. Além disso, todos os profissionais de saúde e da segurança pública também serão testados, bem como seus familiares que apresentem sintomas de Covid-19.

“O paciente liga para nossa Central de Atendimento, o 3350-9000, e a essas pessoas será oferecida a testagem aos pacientes com comorbidades ou vulnerabilidades. O exame será agendado na unidade de saúde mais próxima, então não precisa correr pro posto de saúde. Quem tem sintomas se isola dentro de casa, para não passar [o vírus], e agenda o teste”, explica a secretária de Saúde, Márcia Huçulak.

Com a medida, explica ainda a infectologista Marion Burger, a cidade espera conseguir quebrar as correntes de infecção intrafamiliar. “Estamos priorizando esses grupos que estão expostos, é onde temos mais chance de achar o positivos que temos de isolar. Nesses positivos, eu fazendo um cordão de isolamento ainda mais intenso, monitorando os contatos, consigo quebrar essas correntes de infecção, que são uma das características principais desse novo coronavírus. Temos famílias inteiras infectadas. Fora de casa está todo mundo com os cuidados, usando máscara. No convívio intrafamiliar, contudo, a infecção ocorre de forma ainda mais intensa”, comenta Burger.

A testagens começam nesta semana e o primeiro grupo são as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Samu, de hospitais e os guardas municipais.