Parte dos municípios da Grande Curitiba publicaram, entre o final de semana e ontem, decretos com medidas contra a Covid-19, em conformidade com o que foi definido em encontro da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) no sábado. Os decretos complementam um decreto estadual de sexta-feira que unifica as ações de combate ao coronavírus.

A principal medida anunciada pelos municípios é o fechamento de quase todas as atividades nos dois próximos domingos. Pinhais, que publicou seu decreto ontem, avisa que os próximos dois domingos (28 de junho e 5 de julho) serão de fechamento total, o chamado lockdown, com suspensão de todas as atividades comerciais, exceto postos de combustíveis, farmácias, hospitais, serviços assistenciais, atividades de segurança, transporte intermunicipal de passageiros, padarias e panificadoras, entre outros serviços de demanda essencial.

Boa parte dos municípios devem acompanhar a recomendação da Assomec, embora alguns ainda estudem as medidas, como é o caso de São José dos Pinhais, ou que vão mater seus decretos municipais, como é o caso de Curitiba.
Do documento formulado com a aprovação da Assembleiada Assomec, é possível ainda que cada prefeito, junto a suas equipes, estabeleça outros ajustes pontuais.

Rápida

Aneis
Os municípios da RMC foram divididos por anéis conforme suas proximidades com Curitiba, e as divisas com Santa Catarina e São Paulo.
O primeiro anel é composto pelos municípios de Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Campo Magro e Araucária, além de Curitiba.

Os municípios da Amsulep (próximo a SC) são Mandirituba, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Piên, Quitandinha, Campo do Tenente, Rio Negro, Lapa, Contenda e Balsa Nova.
Já os municípios próximos a São Paulo, no Vale do Ribeira, são Bocaiúva do Sul, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Cerro Azul, Tunas do Paraná, Adrianópolis e Doutor Ulysses.