Os municípios de Tapira, São Manoel do Paraná, Maria Helena e Ivaté, na região Noroeste, participam do Programa de Ressocialização e Combate à Erosão Urbana (Proceu), do Governo do Estado. A importância das obras para as cidades foi um dos assuntos abordados pelos prefeitos destes municípios durante eventos com o governador Beto Richa, nesta quinta-feira (12). 

Atualmente, 71 municípios paranaenses participam do programa, que é desenvolvido pelo Instituto das Águas do Paraná. O governo estadual fornece os tubos de concreto para construção de galerias pluviais e as prefeituras realizam a obra. Já foram investidos mais R$ 10,5 milhões com o fornecimento de tubos de concreto, para construção de 74,5 quilômetros de galerias pluviais. 

Cada município recebe até R$ 150 mil em tubos e, em contrapartida, realiza a obra. Além da implantação de rede de galerias na área urbana, as prefeituras utilizam os tubos na construção de pontes molhadas e bueiros em áreas rurais. Os tubos são fabricados por presos do regime semi-aberto das três unidades industriais do Instituto das Águas, localizadas nos municípios de Cruzeiro do Oeste, Arapongas e Paranavaí.