Franklin de Freitas – Mutirão na Praça Rui Barbosa

O mutirão social Curitiba que não Dorme, promovido pela Prefeitura para atendimento à população em situação de rua, nesta quarta-feira (30), na Praça Rui Barbosa, fez centenas de atendimentos ao longo do dia. Foram ofertados orientação jurídica, aferição da pressão, teste de glicemia, corte o cabelo e atendimento odontológico, além de alimentação e kits de higiene. Todos esses serviços foram realizados por voluntários e parceiros da ação.

Este foi o oitavo mutirão social promovido em 2019, totalizando mais de 11.500 atendimentos. O mutirão social reúne serviços da FAS, Fundação Cultural, Meio Ambiente, Defesa Social, Saúde, Esporte, Lazer e Juventude e Assessoria de Direitos Humanos.

O mutirão social também contou com uma nova atração cultural. Foi a banda da 5ª Divisão do Exército, que apresentou sucessos da Música Popular Brasileira, óperas e músicas de trilhas de filmes conhecidos.

Jalmir César da Rosa, 55 anos, também esteve no mutirão social e saiu feliz. Ele foi buscar os óculos novos, doados por parceiros da ação, o Instituto dos Óculos e a organização da sociedade civil Visão Perfeita. “Não estava enxergando nada”, contou ele, que teve os óculos, documentos e uma mochila roubados durante um assalto.

“O mutirão Curitiba Que Não Dorme busca fazer a inclusão social e cultural das pessoas que estão em situação de rua”, disse o presidente da FAS, Thiago Ferro.