O Salão de Atos do Parque Barigui recebe, nesta quinta-feira (17/5), o Mutirão do MEI, que irá oferecer seminários, consultorias e serviços gratuitos de formalização e capacitação para os 81 mil microempreendedores individuais (MEIs) de Curitiba e aqueles trabalhadores que pretendem abrir um negócio. A ação faz parte da Semana MEI, promovida pela Prefeitura de Curitiba e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), e vai até a próxima sexta-feira (18/5).

“O Mutirão do MEI será uma oportunidade para os empreendedores se formalizarem, tirarem dúvidas e também buscarem se capacitar”, destaca Letícia Wolf Moura Justus, coordenadora dos Espaços Empreendedor, unidades da Prefeitura responsáveis por vários serviços gratuitos aos MEIs em Curitiba. Ela lembra que a ação também permitirá às pessoas buscarem informações confiáveis de especialistas para que possam desempenhar as atividades de forma legal, segura e competitiva.

Durante o Mutirão do MEI, que ocorrerá das 8h às 18h, o Salão de Atos do Parque Barigui irá se transformar em um imenso “Espaço Empreendedor” com seminário, em que especialistas do Sebrae/PR e parceiros irão abordar temas como gestão, negócios inovadores, novas tecnologias, organização de finanças e imagem pessoal.

Além disso, todas as equipes dos oitos Espaços Empreendedor da Prefeitura estarão presentes para orientar e ajudar a regularizar o MEI, bem como auxiliar no envio da declaração anual (DASN-Simei). “Por conta do mutirão, todas as unidades, localizadas nas Ruas da Cidadania, estarão fechadas nesta quinta-feira”, salienta Letícia.

Haverá ainda consultorias de especialistas do Sebrae/PR e atendimento com instituições financeiras para apresentação de opções de crédito (Sicredi, Sicoob, Movera e Fomento Paraná) e tira-dúvidas com entidades como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Finanças (sobre ISS), Secretaria Municipal do Urbanismo, Receita Estadual, INSS e  Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Vale do Pinhão 

Ligadas ao programa Curitiba Empreendedora, da Agência Curitiba, as oito unidades do Espaço Empreendedor da Prefeitura oferecem vários serviços gratuitos, como a formalização ou encerramento do MEI, emissão de alvará e realização da declaração anual. As pessoas podem ainda obter informações contábeis sobre a empresa, como débitos em aberto e formas de quitação.

O atendimento é feito por meio de um termo de cooperação técnica com o Sebrae/PR, que também oferece consultorias de seus profissionais na gestão do negócio. Em 2017, as unidades realizaram cerca de 130 mil atendimentos para empreendedores e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio.

Todas as unidades estão passando por modernizações dentro do conceito do Vale do Pinhão, o movimento de todas as áreas da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país. Assim, empreendedores estão sendo capacitados a compartilhar ideias, a usar a tecnologia como aliada do crescimento e a apostar na economia criativa e colaborativa como estratégia de desenvolvimento.

As equipes participam ainda de programas de capacitação para atender a população. Como resultado, a unidade da Fazendinha conquistou, no dia 9 de maio, o Selo Bronze de Atendimento Sebrae/PR 2017. O objetivo do selo estadual é reconhecer as unidades de todo o Paraná pelo desempenho e qualidade de atendimento aos MEIs.


Serviço: Mutirão do MEI

Data: quinta-feira (17/5)

Local: Salão de Atos do Parque Barigui (Alameda Ecológica Burle Marx, S/N, Santo Inácio)

 

PROGRAMAÇÃO

8h às 9h – Credenciamento

9h às 11h45 – Seminário I: Espaço Empreendedor, onde Nasce o MEI, Tecnologias Emergentes, Cenários e Oportunidades, Como Nascem os Negócios Inovadores” e Gestão de Tarefas: Como Organizar sua Agenda e Ganhar Tempo.

13h30 às 15h30 – Seminário II: Microempreendedor – Macro Comprometimento e Cuide das suas Finanças e Avance Você!

15h45 às 18h – Oficina O Poder de Imagem Pessoal Para o seu Negócio”.

9h às 18h – Atendimento presencial: Espaços Empreendedor da Prefeitura, Consultoria de Gestão do Sebrae/PR, Previdência  Social, Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Instituições Financeiras, Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Urbanismo e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
 

Toda a programação do Mutirão é gratuita. As inscrições para participar da ação podem ser feita no site da Agência Curitiba, mas os MEIs poderão ir diretamente ao evento.