Ricardo Marajo/FAS

A Prefeitura de Curitiba fará nesta sexta-feira (22/3) o Mutirão Curitiba Que Não Dorme de atendimento à população em situação de rua. A ação social será na Praça Rui Barbosa, das 9h às 16h, com a oferta de vários serviços de secretarias municipais que possuem atividades e projetos para essa população, além de grupos voluntários da sociedade civil.

Coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS), o mutirão oferecerá serviços da assistência social, trabalho, saúde, defesa social, meio ambiente e atividades culturais. Grupos voluntários farão palestras psicoedutivas e orientações sobre dependência química, encaminhamentos para comunidades terapêuticas, corte de cabelo, distribuição de alimentos, verificação de pressão arterial e teste de glicemia.

O mutirão faz parte das comemorações dos 326 anos da cidade e contará com a presença do prefeito Rafael Greca e do presidente da FAS, Thiago Ferro.

Serviços que serão ofertados no mutirão da FAS

Fundação de Ação Social – 9h às 16h

Atendimento social com a realização do Cadastro Único, para acesso a benefícios sociais, e encaminhamentos à rede socioassistencial. Orientação à população em geral sobre os serviços ofertados pelo município para as pessoas em situação de rua e sobre como ajudar este público.

Expresso Solidariedade – 9h às 16h

Distribuição de café da manhã e lanche durante o período do evento por grupos voluntários.

FAS Trabalho – 9h às 16h

Orientação sobre cursos de qualificação profissional, acesso ao mundo do trabalho e intermediação de mão de obra.

Secretaria da Defesa Social – Projeto Intervidas – 9h às 16h

Atendimento e prestação de serviços voltados à prevenção ao uso e abuso de drogas e a violência com objetivo de reduzir os danos junto à população em situação de rua, que faz uso de álcool e outras drogas.

Secretaria da Saúde – Consultório na Rua – 9h às 16h

Avaliação médica, coleta de exames laboratoriais, testes rápidos de HIV e infecções sexualmente transmissíveis, orientações, diagnósticos e encaminhamentos à rede de saúde.

Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude – 9h às 16h

Atividades de recreação e lazer com jogos gigantes e blocos lógicos.

Fundação Cultural de Curitiba – 13h

Apresentação do Conjunto Choro e Seresta.

Secretaria do Meio Ambiente – Rede de Proteção Animal – 9h às 16h

Atendimento aos animais de estimação da população em situação de rua com ações educativas para a guarda responsável, avaliação clínica, aplicação de vacinas, vermífugo e anti-pulgas, exames clínicos básicos e cadastro para castração.

Sociedade Civil – 9h às 16h

Grupos voluntários farão palestras psicoeducativas, orientações sobre dependência química e comunidades terapêuticas, apresentação cultural (violão), corte de cabelo, verificação de pressão arterial e testes de glicemia.