O Brasil é um país com inúmeras realidades e, se considerarmos as eleições de 2012, que movimentarão a vida política de mais de 5.000 municípios, teremos de tudo. Essa é a opinião da consultora política Gil Castillo. Segundo ela, a exemplo do que já vem acontecendo nas últimas eleições, no pleito deste ano deve aumentar ainda mais o interesse e adesão dos políticos no mundo da web. Isso acontece, porque segundo ela, os próprios eleitores estão debatendo e participando das questões políticas e eleitorais.
Além disso, por conta de uma legislação ultrapassada, a utilização da internet nas eleições esteve engessada até 2010. O fato é que a internet é um poderoso mecanismo de mudanças sociais e debate democrático. Os políticos que não entenderem sua importância e não aprenderem a se comunicar através dela, estarão menosprezando uma valiosa ferramenta, aconselha.
Com o grande crescimento e a expansão de perfis e seguidores, muitas pessoas ainda não sabem como utilizar corretamente essa ferramenta. Confira a dica da consultora para tirar proveito dessa onda de interação e aplicá-la no seu voto: candidatos, o eleitor pode avaliar sua atuação, suas propostas e até seu comportamento, para saber se há coerência em suas ações. Antes do advento da internet e das ferramentas de interação, esse acompanhamento tão próximo não era possível. Isso amplia a qualidade do debate democrático e das possibilidades de escolha do eleitor. (AK)