Do sonho do título Brasileiro à ameaça de rebaixamento. O Coritiba faz nesta quarta-feira (2), às 21h50, uma partida decisiva, o famoso jogo de seis pontos, contra o Flamengo, no Couto Pereira. E a favor do alviverde está a história.

Desde 2002, paranaenses e cariocas se enfrentaram novevezes com mando de campo para o time do Alto da Glória. A marca conquistada pelo Coritiba é incrível: 100% de aproveitamento contra o time de maior torcida do Brasil, com direito a duas goleadas por 5 a 0, em 2003 e 2009, e uma outra por 3 a 0, no ano passado.

A partida contra o Flamengo marcará a estreia de Péricles Chamusca no comando do Coxa. E a conquista mais importante da carreira do jovem técnico de 48 anos foi justamente em cima do rubro-negro carioca. Em 2004, o Santo André empatou no jogo de ida da final da Copa do Brasil por 2 a 2 e conquistou o título com uma vitória por 2 a 0 em pleno Maracanã.

A importância da partida para as duas equipes é enorme, em especial para o Coritiba, por jogar em casa. Décimo quarto lugar com 31 pontos, o Coritiba, se perder, cai uma posição e pode ficar a apenas três pontos da zona de rebaixamento. O Flamengo está apenas um pontinho atrás do Coxa, mas vive um momento melhor.

Se nas últimas cinco rodadas no Brasileiro os paranaenses empataram três e perderam duas, os cariocas, que viveram um momento turbulento após Mano Menezes se demitir, ensaiam uma recuperação: foram duas vitórias, dois empates e uma derrota nos últimos cinco jogos.

O Flamengo, há apenas quatro anos, se sagrava campeão brasileiro. O Coritiba, nos dois últimos anos, conseguiu destaque nacional ao chegar em duas finais consecutivas da Copa do Brasil. Hoje, os sonhos das equipes são mais modestos. Não cair já será lucro.