Divulgação/SMCS

Você sabia que as professoras da rede municipal que dão vida às bruxas do Bosque Alemão desde a década de 1990, com a Hora do Conto na Casa Encantada, também “incorporam” personagens diferentes? Agora tem cigana, fada, princesa, mágica, pirata, caipira e até rainha na TV Escola Curitiba.

Com o início da pandemia da covid-19, no ano passado, o ensino passou para o formato remoto e as bruxas se reinventaram. Além de irem para a telinha da tevê ou do tablet, mudaram de roupas e de personagem. Cabem até no bolso, na tela do celular.

O repertório é para todos os gostos. Mas o objetivo é o mesmo: levar inspiração, encanto e, claro, educação às casas das famílias.

“Não é porque a Casa Encantada está fechada que as histórias devem parar. Ao contrário, ao buscarmos novas maneiras de contar um conto, enriquecemos as opções para as crianças”, afirma a coordenadora de Projetos da Educação, Andrea Barletta.

“Toda bruxa um dia foi uma criança que adorava ouvir histórias. Depois foi uma adolescente que convenceu os outros com suas histórias. E aí, como professora, começou a encantar as crianças com suas histórias”, resume a Bruxa Guida.

A produção é pensada para as crianças e estudantes da rede municipal de ensino, mas todos podem acessar, pois o conteúdo fica disponível na tevê aberta e no YouTube.

Como assistir?
Na tevê aberta, as histórias estão nos canais 4.2 (Rede Massa), 9.2 (Paraná Turismo) e 16.4 (TV Evangelizar).

A “História da Hora” passa na Evangelizar, que concentra as propostas exclusivas para os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A Hora do Conto, para crianças, vai ao ar pelos canais 4.2 e 9.2, após as videoaulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No Facebook da Secretaria da Educação, as bruxas contam história toda segunda-feira, às 15h, e as japonesas da Praça do Japão na palma da mão chegam toda sexta, também às 15h.