Daniel Castellano / SMCS

Curitiba avançou de 6,3 para 6,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade de ensino do Brasil, e conquistou outro importante resultado para rede municipal de ensino.

Os dados divulgados pelo Ministério da Educação no início de setembro mostram que 145 das 174 escolas municipais avaliadas (83%) tiveram índice igual ou superior a 6,0, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Já a meta de 6,2 para a rede municipal curitibana estabelecida pelo Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Ideb, foi atingida ou superada por 119 escolas avaliadas (68%).

“A melhora no desempenho dos estudantes está relacionada a uma série de investimentos e ações colocadas em prática nos últimos 21 meses”, destaca a secretaria municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O Ideb é composto com base no desempenho dos estudantes em provas de língua portuguesa e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e dados da aprovação escolar.

Assim como a rede, cada escola da rede municipal tem uma meta indicada pelo Inep baseada nas projeções realizadas nas avaliações anteriores. Neste caso, 123 escolas municipais avaliadas (68%) atingiram os índices determinados pelo governo federal.

Conselhos de classe

Entre as medidas colocadas em prática estão o programa Veredas Formativas, de formação continuada dos profissionais da educação, a elaboração dos Cadernos Integrando Saberes, com encaminhamentos metodológicos integrados de Língua Portuguesa e Matemática, e o fortalecimento dos Conselhos de Classe a partir de uma proposta de trabalho continua e sistemática nas unidades.

Os conselhos reúnem periodicamente as equipes gestoras e os professores. “Os encontros permitem diagnósticos individualizados dos estudantes, com olhar integrado de todos os profissionais e dados fundamentais para replanejar estratégias e tornar o aprendizado mais eficiente”, explica a superintendente de gestão educacional da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Mantagute.

Práticas pedagógicas

Nas escolas os investimentos e novas ações aplicadas em rede se somaram às iniciativas e práticas pedagógicas de cada unidade. Foi assim na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, na CIC, onde as tomadas de decisões em grupo, a integração da equipe pedagógica com a do núcleo regional de ensino e a parceria com as famílias fez o índice da escola saltar de 4,5 para 6,4, um aumento aumentar 1,9 pontos.

“Trabalhamos arduamente para que nossos estudantes aprendessem mais e melhor", conta a vice-diretora Cibele Schmeil. "O salto no Ideb gerou no grupo o reconhecimento de que estamos no caminho certo, apostando no reforço de práticas de leitura, produção de texto e apoio das famílias nas lições que enviamos para casa”, explicou.