Rafael Nadal aguentou o forte saque de Jerzy Janowicz e faturou mais uma vitória no Masters 1000 de Paris, nesta quinta-feira. O espanhol, atual número 1 do mundo, teve dificuldade para conter o veloz serviço do polonês no set inicial, mas não deixou de fechar o jogo em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/4.

A vitória garantiu Nadal nas quartas de final do último Masters da temporada. Em Paris, o espanhol pode alcançar o recorde de seis títulos em torneios deste nível. Ao todo, ele acumula 10 troféus em 2013 e é o grande favorito tanto em Paris quanto no ATP Finals, em Londres, na próxima semana.

O favorito, contudo, sofreu com o poderoso saque de Janowicz. Com frequência, o golpe superava os 200 km/h. E, nesse ritmo, o polonês vendeu caro a vitória no set inicial. Nadal só obteve a primeira quebra do jogo no 11º game. O espanhol chegou a vibrar quando conseguiu se impor no saque adversário.

O segundo set foi mais tranquilo para o líder do ranking. Janowicz foi mais irregular e falhava em sequência – foram 36 erros não forçados em toda a partida, o dobro das falhas do favorito. Mesmo assim, o polonês conseguiu devolver uma das quebras de Nadal e dificultou o último game, quando o espanhol suou para fechar após 1h43min.

Mais cedo, o local Richard Gasquet bateu o japonês Kei Nishikori por 6/3 e 6/2. Gasquet entrara em quadra motivado pela vaga garantida no ATP Finals. Seu lugar foi assegurado com a derrota do canadense Milos Raonic minutos antes de sua partida. O tenista da França será justamente o adversário de Nadal nas quartas de final.

DUPLAS – O brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig estrearam com vitória na chave, sobre os locais Gilles Simon e Jeremy Chardy por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. Nas quartas de final, eles terão pela frente o indiano Rohan Bopanna e o local Edouard Roger-Vasselin. Melo e Dodig já estão garantidos no ATP Finals, em Londres, a partir do dia 4 de novembro.