Publicidade

NAF – Núcleo de apoio contábil fiscal

O Núcleo de Apoio Contábil Fiscal é um projeto da Receita Federal em parceria com as Instituições de Ensino Superior, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e Fiscais gratuitos a pessoas físicas e jurídicas com um poder aquisitivo menor.
Os serviços oferecidos são desde orientação sobre declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, que em muitos casos, é realizada para os contribuintes que são obrigados a fazer a declaração, porém não possuem renda muito alta e nem conhecimento suficiente para realizar a sua própria declaração.
Outros serviços são verificação da malha fina, regularizações do MEI e orientações de como abrir uma empresa, formas tributárias das empresas e suas diferenças com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas do empreendedor, mas deixando claro que a abertura de uma empresa deve ser feita por um escritório contábil.
O NAF também é uma forma de qualificar os estudantes que devem, juntamente com um professor responsável, fazer estes atendimentos à população. Deixando sempre claro que não é uma substituição de um contador responsável pela empresa.
No Paraná, diversas cidades possuem a parceria do NAF entre a Receita Federal e as instituições de ensino podendo ser acessada na página da Receita no endereço http://receita.economia.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal/naf/nucleos/centros-naf-no-parana-1. Em Curitiba, até o momento, apenas a Faculdade Estácio possui este serviço.
Celso Oliveira é contabilista, professor da Faculdade Estácio Curitiba

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES