Divulgação/Nariz Solidário – ONG atua desde 2014 levando conforto para pessoas internadas

Sorrir pode ser um dos melhores remédio. É que oriso é uma potente ferramenta biológica e relacional, que possui grande potencial de auxílio à cura. E em Curitiba, a AssociaçãoNariz Solidário, fundada em novembro de 2014, está atrás de pessoas dispostas a transformar a (contagiante) arte do bom humor e do riso em missão.

Fundada em novembro de 2014, a ONG utiliza o estudo e a generosidade do palhaço como ferramentas no ambiente hospitalar, visando humanizar as relações entre pacientes, familiares e profissionais de saúde. E para ampliar ainda mais as atividades do grupo, a Nariz Solidário promove a capacitação de novos voluntários através do projeto Encontros e Risos.

Com 200 horas de formação ao longo de cerca de um ano de treinamento, o projeto forma novos elencos de palhaços e palhaças que atuarão em ambientes de atenção à saúde e outras ações da associação. A intenção é deixar melhor preparado o voluntário para atuar em um contexto sensível como o hospitalar e Centro de Atenção Psicossocial.

Os treinamentos foram retomados neste ano, após dois anos de pandemia que impossibilitaram a participação de novos membros. As oficinas acontecem aos finais de semana e nelas os participantes são envolvidos em diversas atividades como improvisação, jogos teatrais, atuação e diversas outras técnicas.

Neste ano, o projeto ainda conta com a parceria do EBANX, que contribui integralmente e diretamente com o Nariz Solidário no apoio para realização das oficinas e demais eventos do projeto. Além disso, a ONG já está com a lista aberta pra inscrições para a lista de espera do processo seletivo 2023.

‘Uma oportunidade de vida’

Aos 57 anos, Antonio Vieira Junior já atua há cinco anos como palhaço na Nariz Solidário. A arte da palhaçaria, no entanto, entrou por acaso em sua vida, após assistir uma apresentação da Companhia dos Palhaços a convite de um amigo. “Fui meio sem expectativa, pensava mais em circo quando lembrava de palhaço, mas quando assisti a peça fiquei maravilhado. Me deu vontade de fazer parte daquilo, ser palhaço”, diz ele, que na sequência já foi fazer uma oficina e depois acabou conhecendo a Nariz Solidário e ingressando no projeto.

Segundo Antonio, a experiência com a palhaçaria foi totalmente transformadora. “É uma coisa muito gratificante fazer esse tipo de projeto, estar em hospitais. Vamos dar acolhimento, algum tipo de ajuda, mas pegamos muita energia pra gente”, diz ele, afirmando ainda sentir muito prazer em ser palhaço e atuar voluntariamente. “Para mim foi uma oportunidade de vida. Quando comecei a fazer palhaçaria nem imaginei que tomaria esse vulto todo na minha vida e hoje não me imagino sem isso”, finaliza.

SERVIÇO
Associação Nariz Solidário
O que é: uma ONG que utiliza o estudo e a generosidade do palhaço como ferramentas de intervenção artística no ambiente hospitalar, tendo como objetivo humanizar as relações entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.
Como funciona: palhaços voluntários visitam hospitais de Curitiba e Campo Largo, na RMC, ajudando a melhorar o ambiente de trabalho e a trazer um pouco de leveza à vida dos pacientes.
Voluntários: um programa de capacitação foi realizado e o projeto já está com lista aberta para inscrições visando o processo seletivo de 2023.
Inscrições: Acesse o site www.narizsolidario.org/processo2023
Como ajudar: Além do trabalho voluntário, também é possível ajudar a Nariz Solidário participando de campanhas de financiamento coletivo, com doações diretas, via Lei Rouanet ou mesmo contratando o trabalho da ONG.
Site: www.narizsolidario.org
Redes sociais: @narizsolidario
Telefone: (41) 99677-8713 (apenas WhatsApp)
E-mail: [email protected]