O Coritiba vai enfrentar três dos cinco melhores times do Campeonato Brasileiro nas três próximas rodadas. A competição terá uma pausa de dez dias para as Eliminatórias da Copa. Na volta, no dia 11, o Coxa pega o líder Corinthians, em São Paulo. Em seguida, terá duas partidas no Couto Pereira. Em 15 de outubro, recebe o Grêmio, terceiro colocado. Em 18 de outubro, o confronto em casa é com o Cruzeiro, quinto lugar.

Com uma tabela difícil e fracos resultados recentes, o Coritiba é apontado como favorito ao rebaixamento nas estatísticas. O site Chancedegol calcula que o Coxa tem 58% de risco de queda para a Série B. Só o Atlético-GO, com 85%, e o Avaí, com 71%, estão em situação pior. O site calcula esse número com base no grau de dificuldade da tabela de jogos de cada equipe. A força do adversário é determinada pelos resultados nos últimos 12 meses. O mando de campo também é levado em consideração.

Os jogadores do Coritiba garantem que vão conseguir reverter a situação. A gente pensa que vai dar certo. Ainda temos jogos em casa. Quando a gente joga fora, é sempre bom trazer pontos. Perdemos pontos importantes dentro de casa que fizeram com que a gente ficasse nesta situação, mas temos totais condições de reverter. A gente se cobra bastante aqui, às vezes fica chateado com algumas coisas que são faladas pela imprensa. Aqui não tem ninguém de sacanagem, só tem pai de família. No futebol, claro, ninguém quer perder, mas é um esporte, afirmou o ponta Rildo, em entrevista à rádio Banda B.