Henry Milleo – Papai Noel chegou ao Pátio Batel na noite de ontem: festividades

O Natal foi `oficialmente` antecipado em Curitiba. O prefeito Rafael Greca lança, às 16 horas desta quarta (6)  a programação Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019, que contará com mais de 130 atrações promovidas pela Prefeitura e pela iniciativa privada. O lançamento será no Salão Nobre da Prefeitura. Ontem, porém, o Papai Noel já  desembarcou em Curitiba. De manhã ,na solenidade do Papai Noel dos Correios e de noite, no Shopping Pátio Batel. Até o final de semana outros shoppings também iniciam suas ações de Natal.

O prefeito também vai detalhar a campanha Natal Solidário, que até 29 de novembro vai arrecadar brinquedos novos para crianças carentes atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS). A meta é conseguir 80 mil brinquedos para meninos e meninas de até 12 anos de idade. As primeiras atrações do Natal de Curitiba deve acontecer no dia 22 de novembro.

Levantamento do Instituto Municipal de Turismo aponta que, em 2018, os espetáculos natalinos da cidade reuniram cerca de 615 mil pessoas, o dobro de público em relação a 2017 (300 mil). Dos que acompanharam os eventos em 2018, 92,2 mil eram turistas, um crescimento de 54% em relação ao ano anterior, quando a capital recebeu cerca de 60 mil pessoas de outros locais.

A programação também deve ajudar a reforçar o comércio, que tem no Natal seu ponto alto. A Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) apurou que o período natalino deve gerar seis mil vagas temporárias em todo o Estado em 2019, um crescimento de 16,59% em relação ao ano passado.
Nos shoppings

Calendário do Papai Noel – Ontem, o Papai Noel chegou como atração no Shopping Pátio Batel, inaugurando a temporada do “bom velhinho” na Capital. Hoje às 20 horas, será vez do Shopping Palladium, que traz com exclusividade uma apresentação do Universo Casuo, que marca a chegada do Papai Noel ao shopping.
Na sexta-feira, o Shopping Jardim das Américas também entra no clima natalino com a chegada do Papai Noel. A festa para os clientes e as crianças darem as boas-vindas ao bom velhinho começa a partir das 17 horas. Haverá distribuição de mapas natalinos com um circuito de surpresas onde em alguns pontos do shopping terão atividades especiais. Apresentação de música e artistas fantasiados andando pelo mall seguem até a chegada do Papai Noel, marcada para 20 horas.
O site do Shopping Curitiba também convida para um encontro com Papai Noel a partir das 18h30.

Coral do Palácio Avenida na reta final de preparação
A estreia do Coral de Natal do Bradesco também se aproxima. O tradicional evento acontecerá entre os dias 6 e 22 de dezembro, sempre às sextas, sábados e domingos, às 20h15, no Palácio Avenida, em Curitiba. E com o grande dia chegando, crianças e anjos estão na reta final de preparação, sendo que na semana passada os cerca de 100 coralistas tiveram a última aula de educação musical, que já vem acontecendo há alguns meses com a maestrina Dulce Primo e sua equipe.
Também começaram os treinamentos dos 120 anjos, funcionários e estagiários do Bradesco e seus familiares que se inscreveram para atuar como voluntários e acompanhar as crianças durante as apresentações do Coral de Natal. Os anjos são capacitados para seguir os procedimentos de segurança, que incluem a colocação de cintos em todas as crianças. Cerca de 40% dos anjos inscritos este ano vão participar pela primeira vez do projeto. No caso das crianças esse percentual chega a 90%.

Lar dos Idosos arrecada donativos para internos
O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã deu início à campanha “Adote um Bom Velhinho”, que visa arrecadar presentes de Natal para os idosos que vivem no lar. A ideia é que os voluntários “adotem” os idosos, doando os presentes e fazendo o Natal deles muito mais feliz. São 97 idosos homens que vivem no Lar.
A data limite para as doações é dia 20 de dezembro. A entrega pode ser feita pessoalmente nos dias de semana, com visitas pré-agendas com a Assistente Social Jocélia ou Bianca. Aos finais de semana ou feriados, com o Assistente Social Lourenço.
Quem quiser adotar um idoso deve entrar em contato pelo WhatsApp (41) 98898-2384, informando seu nome completo e o nome do idoso que gostaria de adotar. Lembre-se que ao entrar em contato, você estará se comprometendo com uma pessoa de idade que estará aguardando ansiosamente sua visita. Além dos itens pedidos, a doação de alimentos e higiene também é bem-vinda.

Campanha de cartinha dos Correios pretende atender 12 mil crianças
Também foi lançada ontem a campanha de Natal dos Correios, com a meta de presentear 12 mil crianças. Na campanha, os Correios recebem as cartas de crianças que escreveram para o Papai Noel e as disponibilizam aos interessados em realizar o pedido. Neste ano, o Papai Noel dos Correios completa 30 anos de existência.
A campanha tem parceria entre os Correios e a Prefeitura de Curitiba e vai beneficiar nove mil alunos de escolas que participam do programa Transformando Realidades: Equidade na Educação. Neste ano, participam 43 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e sete escolas, todas com estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade social, pedagógica e financeira.
Como fazer
Para adotar uma cartinha não é preciso ir pessoalmente a uma agência, basta acessar o blog da campanha (http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios) e apadrinhar o pedido de uma criança. O período de adoção on-line será de 11 a 29 de novembro.
A entrega deve ser feita pelo padrinho/madrinha no ponto indicado pelos Correios, que levarão o presente até a criança. Todas as informações da campanha estão disponíveis no blog.