Franklin de Freitas – “Lanu00e7amento do Natal de Curitiba: tudo comeu00e7a no dia 22 de novembro”

A Prefeitura de Curitiba, divulgou ontem, a programação da  segunda edição do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba, que neste ano terá mais de 70 atrações, ntre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura e empresas privadas. A temporada natalina da capital paranaense, começa no dia 22 de novembro e estará entre as maiores programações gratuitas de fim de ano do País. 
A capital ganhará também uma decoração repleta de luz, cor e brilho, que levará a festividade do Centro para os bairros. Estrelas de Belém iluminadas indicarão e valorizarão as atrações históricas de Curitiba. Os espetáculos vão até 23 de dezembro. Já a decoração natalina ficará montada até 6 de janeiro. 
“A programação do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba foi concebida para espalhar um clima de renovação de esperanças, de espírito de paz e de união entre as pessoas, transformando nossa cidade também em uma ótima opção turística para desfrutar das festas de fim de ano”, afirmou o prefeito Rafael Greca no lançamento do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba.
As apresentações de Natal começam no dia 22 de novembro, com o Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização, uma celebração ao ar livre, no Largo da Ordem (Centro Histórico), em que os sinos tocarão e “anjos” anunciarão a chegada do espírito natalino. A cerimônia de lançamento, inclusive, contou com a participação de atores, que recepcionaram os convidados com trajes usados no espetáculo de abertura.
A programação continua até 22 de dezembro, quando será realizado o Auto de Natal de encerramento, no Parque Tanguá. Já as feiras natalinas funcionam até 23 de dezembro e a decoração especial embelezará a cidade até 6 de janeiro.
Nos shoppings
Praticamente todos os shoppings de Curitiba abrem entre hoje e o início da próxima semana as suas atrações de Natal, com efeites, decoração especial e a chegada do Papai Noel. Vai ter fachadas iluminadas, túnel de luzes, árvores de Natal, apresentações da época, atividades natalinas voltadas para as crianças, entre outras atrações. Veja mais no Portal Bem Paraná.
Esta época é a melhor para o comércio, que aposta em vendas melhores que nos últimos anos. As atrações de Curitiba ajudam a incrementar ainda os setores de, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e o comércio em geral.

Algumas atrações da segunda edição do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba
Auto de Natal
Abertura oficial da programação, às 20h30, no Largo da Ordem. Show gratuito de luzes, música e teatro onde a plateia acompanha caminhando pelo cenário do Largo da Ordem. Demais espetáculos: 28 e 29/11 e 5, 6, 12 e 13/12, às 20h30
Feira Especial de Natal da Praça Osório
A Feira Especial de Natal da Praça Osório vai de 23 de novembro a 23 de dezembro, todos os dias (das 10h às 22h, de segunda a sábado; e, aos domingos, das 14h às 19h). O local também receberá a Casa do Papai Noel
Vila de Natal Electrolux da Praça Santos Andrade
A Praça Santos Andrade vai ganhar a Vila de Natal Electrolux, uma feira com artesanato, gastronomia e uma espetacular roda gigante iluminada (que começará a funcionar no dia 30 de novembro). Todas as atrações serão gratuitas. A vila fica aberta até 23 de dezembro
Coral Palácio Avenida
Natal do Bradesco 2018 – O mais conhecido e tradicional evento de Natal de Curitiba costuma atrair milhares de visitantes a cada ano. Datas: 30/11 e 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16/12 (sextas, sábados e domingos), das 20h20 até às 21h05. 
Natal do Paço 2018
A fachada do Paço da Liberdade ganha vida em mais um evento grátis, com projeção computadorizada, luzes, teatro e música. Datas: 11, 12, 13/12 (das 20h30 até às 21h35) 
Parada de Natal do Batel 
A Avenida Batel vai ganhar sua primeira Parada de Natal com carros alegóricos, figurinos exclusivos, trilha sonora gravada pela Orquestra Filarmônica de São Petersburgo (Rússia). Datas: 27/11 e 4, 11 e 18/12, às 21h, na Avenida Batel (início na frente do Castelo do Batel e término em frente ao Shopping Pátio Batel)
Maria Fumaça do Natal
O inconfundível e nostálgico apito da Maria Fumaça Mallet 204 voltará a ser ouvido em vários bairros da capital a partir de 1º de dezembro e, neste ano, ela terá uma novidade: paradas para a apresentação de pequenos espetáculos gratuitos. Datas: de 1º a 15/12, diariamente (entre 17h e 19h)
Nataleluia 2018
Espetáculo da Primeira Igreja Batista de Curitiba, o Nataleluia resgata o cunho religioso da verdadeira mensagem do Natal. Datas: 20, 21, 22, e 25/12, às 20h 
Bach na Capela Santa Maria
Muita música sacra vai ecoar no palco da Capela Santa Maria. Datas: 14/12, às 20h; e 15/12, 18h30
 36ª Feira de Santa Rita
A 36ª Feira de Santa Rita é promovida pela Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia. São 145 estandes de artesanato, presentes e uma grande praça de alimentação. Datas e horários: 30/11, das 14h às 22h; e 1º e 2/12, das 10h às 22h, no Expo Renault Barigui, no Parque Barigui
Orquestra UniCesumar no Parque Barigui 
A Orquestra da UniCesumar apresenta músicas natalinas, grandes sucessos populares e trilhas sonoras que marcaram a história do cinema. Assim que escurecer, o público poderá se encantar com a maravilhosa árvore de Natal iluminada de 22 metros que a Volvo patrocina no local. dai 25 de novembro, às 18 horas