Divulgação

A exportadora Eleva Química, responsável pelos dois navios de bandeira iraniana parados desde junho no Porto de Paranaguá, pede que a Petrobras apresente em 24 horas uma lista de empresas brasileiras autorizadas a fornecer o combustível IFO 380, único possível para abastecimento das embarcações.

O requerimento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (22), em resposta às manifestações da estatal e da Procuradoria-Geral da República no processo que discute o caso. A exportadora alega que a Petrobras indicou uma única empresa autorizada a fornecer o combustível, mas ela informou estar com o estoque comprometido até fins de agosto.

O Irã é o terceiro maior importador de carne brasileira. Os navios parados em Paranaguá foram contratados para trazer ureia do Irã e voltar carregados com milho. Esse é o tipo de operação de comércio exterior mais comum entre os dois países. Mas, orientada pelo governo de Jair Bolsonaro, a Petrobras preferiu acompanhar as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irã.

A petrolífera alega que os dois navios estão na lista negra do Departamento do Tesouro norte americano e que, se abastecê-los, a própria Petrobras está sujeita a ser incluída na mesma lista. Em 2015, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama iniciou uma aproximação com o Irã. Mas o governo de Donald Trump voltou a impor sanções e agora vem recebendo o apoio do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.