Os trabalhadores que pretendem buscar serviços da área do trabalho e emprego durante o Mutirão da Cidadania CIC poderão fazer emissão da Carteira de Trabalho e participar da intermediação de mão de obra para vagas de emprego em empresas. Os serviços serão prestados nesta quinta (26/10) e sexta-feira (27/10). Mas atenção: no sábado (28/10), o mutirão fará apenas a entrega dos documentos emitidos nos dias da ação. 

O diretor de Relações para o Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS), órgão responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego no município, Cesário Ferreira, explica que os serviços não serão oferecidos no último dia do mutirão porque o sistema do Ministério do Trabalho, usado para o atendimento aos trabalhadores em todo o país, estará fora do ar.

Para evitar transtornos nas solicitações de Carteira de Trabalho, sugerimos que os interessados compareçam ao Sine Móvel nos dois primeiros dias de atendimento, orienta o diretor. Durante o mutirão, a emissão da CTPS será feita pela FAZ (Fundação de Ação Social) e a intermediação de mão de obra ficará sob a responsabilidade do Governo do Estado.

Além dos serviços na área do trabalho, a FAS e a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social farão o Cadastro Único para acesso a programas sociais, e darão orientações sobre direitos das crianças e adolescentes, das mulheres e das pessoas idosas, e sobre o programa Família Paranaense. Haverá exposição de trabalhos realizados com a população de rua, no Ônibus Expresso Solidariedade.

Parceria
O Mutirão da Cidadania da CIC será realizado pela Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado, de 25 a 28 de outubro. A terceira das dez feiras de serviços que estão sendo realizadas em parceria será aberta nesta quarta-feira (25/10), às 19 horas, com apresentação da Cia. Jovem do Balé Teatro Guaíra.

O mutirão reunirá uma série de serviços públicos, atrações culturais e de lazer gratuitos no campus da UTFPR (antiga fábrica da Siemens), que estará aberto para atender principalmente os 200 mil moradores dos bairros CIC, Augusta, Riviera e São Miguel.