O goleiro Neto, do Atlético, foi convocado ontem pelo técnico Mano Menezes para a seleção brasileira. A equipe disputará dois amistosos entre 6 e 13 de outubro. O jogador, de 21 anos, completará 23 anos em 2012 e, com isso, poderá ser chamado também para a Olimpíada de Londres.

Em entrevistas, Neto agradeceu o técnico Antonio Lopes, que em maio de 2009 promoveu o goleiro ao time profissional do Atlético. Em 2010, o treinador decidiu não contratar outro jogador para essa posição para manter Neto como titular da temporada. Vou ligar hoje para ele (Lopes) para agradecer. Porque é complicado bancar um goleiro jovem num clube de primeira divisão, declarou o jogador.
O Atlético não tinha um jogador convocado para a seleção principal desde 2005, quando o meia Fernandinho foi chamado por Carlos Alberto Parreira para um amistoso. No entanto, ele sofreu uma lesão e não atuou na partida.

A única vez que o clube paranaense teve um goleiro na seleção principal foi em 1942, quando Caju, aos 27 anos, foi chamado para o Sul-Americano. O nome do goleiro batizou o Centro de Treinamentos do clube.

No Atlético desde 2003, Neto se destacou pela qualidade nas saídas do gol pelo alto e pelos reflexos nos chutes frontais.
Ontem, o goleiro agradeceu os companheiros de time. A reação do grupo foi maravilhosa. O prazer deles em me ver convocado foi muito legal. Não tem dinheiro que pague isso, disse. Muitas vezes você está num grupo que o pessoal não conversa, uns que não se olham. Mas aqui temos essa amizade toda. Espero que sejam convocados junto comigo, declarou.

Para Neto, a seleção muda a carreira de um jogador. Aumenta a responsabilidade e a motivação, disse. Existe preocupação das pessoas com deslumbramento. Mas tenho os pés no chão. Comigo, as coisas acontecem no momento certo, comentou. Tive paciência e vinha trabalhando muito forte para isso, explicou. Sai de casa com 12 anos para enfrentar esse mundo, lembrou o goleiro, que chegou ao Atlético com 13 anos.

Com a seleção, Neto vai desfalcar o Atlético em dois jogos no Brasileirão, contra o Vasco, na Arena em 6 de outubro, e contra o Santos, na Vila Belmiro em 9 de outubro. O provável substituto é João Carlos, 22 anos, também revelado nas categorias de base do clube.

Perfil
NETO

Nome: Norberto Murara Neto
Idade: 21 anos
Data de Nascimento: 19/07/1989
Nascimento: Araxá (MG)
Peso: 83 kg
Altura: 1,91 m
Clubes: Cruzeiro (2003) e Atlético-PR (desde 2003)
Títulos: Copa Umbro Sub-15 (2004), Campeonato Paranaense Infantil (2004), Copa Brasil Sub-15, Campeonato Paranaense Juvenil (2006), Campeonato Metropolitano Juvenil (2006), Copa Tribuna de Futebol Júnior (2008 e 2009).
Contrato com o Atlético: até 14/04/2014
Jogos no profissional: 50 (48 em 2010 e 2 em 2009)

Curiosidades
• Neto foi o goleiro menos vazado do Campeonato Paranaense (13 gols em 19 jogos)
• A estreia no profissional aconteceuno Brasileirão 2009 – 3 a 0 no Gremio Barueri, na Arena
• Foi promovido à equipe profissional em maio de 2009.
• Chegou ao Atlético em 2003, para a equipe infantil. Desde então, foi titular de todas as categorias.

Na baixada

Escalação
O técnico Pa
ulo Cesar Carpegiani pode repetir a escalação do Atlético na partida contra o Botafogo, domingo. No entanto, o mais provável é que o meia Paulo Baier seja poupado e que Guerrón entre no time titular. O meia Ivan González, que vem entrando no segundo tempo das últimas partidas, está suspenso. Ele foi expulso contra o Internacional. O atacante Federico Nieto está recuperado de lesão e tem chances de aparecer no banco de reservas.

Guerrón
O atacante Guerrón, 25 anos, foi convocado para defender a seleção do Equador, que enfrentará a Colômbia e a Polônia, em 8 e 12 de outubro, em Nova Jersey e Montreal, respectivamente. No Atlético, o jogador disputou dez partidas (seis como titular), não marcou gols e fez uma assistências. Na maior parte do tempo, atuou como meia-atacante, pelo lado direito do campo.