Franklin de Freitas

A Sanepar suspendeu, nesta quarta-feira (3), o rodízio no fornecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana até a próxima segunda-feira. A medida considera o impacto das chuvas dos últimos dias, que elevaram o nível médio do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), e o decreto 6.983/2021 do Governo do Estado, que prioriza a permanência das pessoas em casa para conter a disseminação do novo coronavírus no Paraná.

Os bairros que estão retornando do rodízio teriam a normalização prevista para hoje, às 6 horas. Do dia 27 de fevereiro até ontem pela manhã, o nível conjunto das barragens da RMC saltou de 47,48% para 53,92%, uma alta de 6,44%. Apesar disso, a Sanepar lembra que a situação ainda é dramática, por isso o uso consciente da água deve ser mantido. Suspender o rodízio nestes dias é uma forma de amenizar os dias da quarentena, oferecendo maior conforto para as famílias.

A mesma medida foi adotada no fim de 2020. A Sanepar também informa que até amanhã deve ser resolvido o problema com a turbidez da água na estação do Iraí, que afeta o abastecimento em bairros de Curitiba, Piraquara, Pinhais, Colombo, Campina Grande do Sul e Quatro Barras.