Reprodução

Manter o banheiro limpo e organizado não é tarefa simples. E como ter a certeza de que o ambiente em constante contato com todo tipo de germes estará sadio, ainda mais sendo utilizado diversas vezes ao dia? É possível minimizar a presença de microrganismos nocivos à saúde com bons hábitos de higiene. Para dar uma força nesta tarefa, o biomédico, microbiologista e embaixador da marca EsfreBom, Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, aponta os erros mais comuns. E o melhor: como rever os hábitos e acertar no cuidado deste recinto.

1. Dar descarga com a tampa aberta

Sobre este erro clássico, que a maioria das pessoas comete todos os dias, o Dr. Bactéria alerta: "quando se dá descarga sem fechar a tampa do vaso, os microrganismos se espalham pelo banheiro todo. Os germes podem chegar a 2 m de altura, ficando por duas horas no ar, contaminando escovas de dentes e outros objetos".

2. Uma só esponja para tudo

A premissa inicial é não usar a mesma esponja em ambientes diferentes, mas quando se quer reduzir ao máximo a presença de bactérias, o ideal é manter duas esponjas para o banheiro. Uma para a limpeza da pia e outra para a limpeza do assento e da parte externa no vaso sanitário. Para o interior, o especialista indica a escova sanitária, que deve ser usada diariamente. "O melhor tipo de esponja para a limpeza é a com íons de prata, pois esta tecnologia inibe a proliferação de bactérias, fungos e outros tipos de germes", ressalta.

3. Esvaziar a lixeira só quando estiver cheia

A lixeira do banheiro deve ser esvaziada todos os dias, mesmo que não esteja cheia. Ao realizar a troca, é importante desinfetar com água sanitária ou com algum desinfetante doméstico. Outra dica é sempre optar por modelos com tampa, evitando porém as basculantes, aquelas em que é precio empurrar a tampa com as mãos. Além de não vedar a lixeira, ainda possibilitam frequentemente o contato físico com o lixo. "O ideal é que a lixeira tenha abertura automática." O Dr. Bactéria também recomenda a utilização de sacos para lixo. "Vale colocar uma colher de chá de bicarbonato no recipiente da lixeira e a mesma quantidade dentro do saco plástico, pois o bicarbonato neutraliza odores, evitando a atração de baratas, formigas e moscas."

4. Não trocar os tapetes com frequência

Panos ou tapetes devem ser trocados periodicamente e higienizados com desinfetante doméstico (conforme as instruções do rótulo do produto), antes de serem colocados na máquina de lavar. Com relação ao material, o tecido deve ser do tipo que absorve líquidos com facilidade.

5. Só lavar as mãos após usar o banheiro

As mãos devem ser lavadas antes e depois. "Pense em todas as coisas que fizemos até ir ao banherio: pegamos em maçanetas, corrimão, barra de ônibus. Entramos em contato com fungos, bactérias e outros germes o tempo todo. Lavando as mãos assim que entrar ao banheiro, evitamos contaminar as áreas íntimas do corpo." A higienização antes, porém, não elimina a que vem ao final. "Lavar as mãos depois é imprescindível para evitar a transmissão de bactérias dos genitais para terceiros", conclui o Dr. Bactéria.