Geraldo Bubniak – Monitor do VAR na Arena da Baixada

O Athletico Paranaense e o Flamengo são os dois clubes que mais tiveram pênaltis contra marcados pelo VAR no Campeonato Brasileiro de 2019. O levantamento é do Espião Estatístico, do Grupo Globo, publicado no site Globoesporte.com – clique aqui para ver

Foram quatro pênaltis contra o Furacão anotados após verificação do árbitro no monitor do VAR.

“O Espião Estatístico esmiuçou todos os 218 jogos disputados até aqui no Brasileirão, as partidas foram paralisadas para análise do VAR 408 vezes. Em média, a cada parada, a arbitragem levou 1min35s para anunciar sua decisão. Porém, quando o árbitro precisou consultar o vídeo na beira do campo, a média sobe para 2min49s. No total, o árbitro de vídeo mudou a decisão de campo em 111”, informou o Globoesporte.com.

PÊNALTIS MARCADOS PELO VAR
Pênaltis contra o clube
Athletico……….4
Flamengo………4
Atlético-MG……3
Chapecoense……3
Fluminense……..3
Palmeiras……….3

MAIS GOLS ANULADOS PELO VAR
Ceará………………….4
Internacional……….4
Vasco…………………4
Corinthians…………3
Botafogo……………2
Fluminense………..2
Palmeiras………….2

Nessa quarta-feira (dia 2), o Athletico divulgou texto no seu site oficial revelando que a Ouvidoria de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol reconheceu o erro de fato da arbitragem na partida diante do Santos, em 8 de setembro, na Vila Belmiro. “Para o parecer, assinado por Manoel Serapião Filho e enviado ao Clube na última segunda-feira (30), o pênalti que impediu a vitória athleticana em Santos (SP) foi marcado incorretamente. O Athletico Paranaense encaminhou ofício à ouvidoria no dia 9 de setembro, um dia após o jogo. No documento, o Clube solicitou a liberação do áudio da cabine do VAR na Vila Belmiro referente a erro claro da arbitragem na marcação do pênalti e que o árbitro e o VAR fossem repreendidos, suspensos ou, no mínimo, advertidos”, explicou o clube.

“Para a Ouvidora, aconteceu um erro de fato na marcação do pênalti no jogo contra o Santos, pois o contato entre os jogadores sobre a linha da área, que foi analisado pela arbitragem, não pode ser confirmado pelas imagens. Dessa forma, a prova é inexistente, o que impede que a penalidade seja assinalada”, noticiou o Athletico. “O parecer também observa que, a rigor, nem haveria a necessidade do árbitro de campo revisar o lance. A checagem deveria ser feita exclusivamente para confirmar o local da falta e se o contato ocorreu. Sobre a punição aos árbitros, o documento afirma que a competência da Ouvidoria é de assessoramento técnico à Comissão, à Escola e ao Departamento de Arbitragem da CBF. Com isso, não tem legitimidade de recomendar punições. Além disso, o parecer destacou o indiscutível direito do Clube de receber o áudio do VAR. Dessa forma, repassou o documento ao líder e ao gerente do projeto do VAR da Confederação Brasileira de Futebol para que o pedido seja atendido”, completou o texto do clube.