Coritiba e Joinville protagonizaram na tarde deste sábado (04 de julho), no Couto Pereira, o jogo dos desesperados. E em um confronto muito fraco tecnicamente, com muitos erros de finalização e passe, os dois times mostraram porque são os dois últimos colocados do Campeonato Brasileiro e fortes candidatos ao rebaixamento ao não saírem do 0 a 0.

Com o resultado, o Coritiba permanece na penúltima colocação do campeonato, agora com oito pontos em 11 rodadas, e perde grande chance de deixar a zona de rebaixamento, pelo menos temporariamente (a rodada se encerra no domingo). Já o Joinville segue na lanterna da competição com somente cinco pontos, mas comemora o primeiro ponto conquistado fora de casa.

Na próxima quarta-feira, o Coxa tem mais uma chance de fazer as pazes com seu torcedor ao encarar a Ponte Preta no Alto da Glória, às 19h30. Já o Joinville entra em campo no mesmo dia para fazer o clássico catarinense contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, às 21 horas.

O Jogo

Para o confronto direto na luta contra o rebaixamento, o Coritiba tinha seis desfalques: o meia Ruy, o atacante Kleber Gladiador, os volantes Rosinei e Cáceres e o lateral-esquerdo Carlinhos, em tratamento, e o zagueiro Luccas Claro, suspenso por cartões amarelos. Por outro lado, Ney Franco contava com as voltas do meia Esquerdinha e do volante Helder, recuperados de lesões.

No primeiro tempo, o Coxa fez valer sua superioridade técnica e o fator casa. Atuando de forma ofensiva, a equipe teve maior posse de bola (57%) e criou os únicos lances de perigo – foram sete finalizações dos paranaenses e nenhuma dos catarinenses. O time, porém, pecou nas finalizações e não conseguiu superar a muralha Agenor, que praticou três defesas difíceis. Na principal delas, conseguiu salvar finalização de Rafhael Lucas de dentro da pequena área.

No intervalo, os dois técnicos aproveitaram para tentar corrigir os erros de seus times. No Coritiba, Ney Franco tirou Hélder, o jogador que mais errou passes nos primeiros 45 minutos, e promoveu a entrada de João Paulo, um volante mais técnico. Já Adilson Batista sacou o atacante Niltinho e promoveu a entrada do meio-campista Naldo e no começo da primeira etapa tirou o lateral-direito Mário Sérgio para improvisar o zagueiro Dankler.

Quem levou a melhor com as mudanças foi o Joinville. Com a marcação reforçada e o meio de campo mais encorpado, os catarinenses conseguiram conter os avanços do adversário, equilibraram a posse de bola (que terminou em 52% para o Coxa e 48% para o JEC) e criaram suas primeiras chances de gol. Foram seisfinalizações dos catarinenses na segunda etapa contra somente quatro do Coritiba.

Ney Franco ainda tentou responder com as entradas de Paulinho e Negueba nas vagas de Thiago Galhardo e Henrique, mas mesmo com a entrada de jogadores com características mais ofensivas a falta de criatividade e os erros de finalização prevaleceram. No final, um madorrento 0 a 0 no confronto entre dois dos piores ataques do Brasileirão e muitas vaias da torcida do Coritiba ao time, que deixou o campo sob os gritos de “vergonha”.

Coritiba 0 x 0 Joinville

Coritiba: Wilson; Rodrigo Ramos, Leandro Silva, Welinton e Henrique (Negueba); Helder (João Paulo), Lúcio Flavio, Thiago Galhardo (Paulinho), Esquerdinha e Marcos Aurélio; Rafhael Lucas. Técnico: Ney Franco.
Joinville: Agenor; Mário Sérgio (Dankler), Douglas Silva, Guti e Diego; Anselmo, Fabrício, Lucas Crispim e William Popp; Marion (Kempes) e Niltinho (Naldo). Técnico: Adilson Batista.
Cartões amarelos: Diego, Guti (J); Hélder (C)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro
Público: 9.531 pagantes (11.103 público total)
Renda: R$ 150.435,00
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, sábado às 15 horas

Principais lances

Primeiro tempo

11 – Lucio Flavio cobra falta da entrada da área, manda no ângulo, mas Agenor pula e faz boa defesa.

17 – Cruzamento para a área do Joinville. Douglas Silva desvia, mas não consegue cortar e a bola sobra para Rafhael Lucas. Livre na pequena área, o atacante finaliza mal e bate em cima de Agenor, que pratica grande defesa.

27 – Rebatida na cobrança de escanteio e a bola sobra para Marcos Aurélio na entrada da área. Ele chuta forte e Agenor voa no canto esquerdo para defender.

39 – Escanteio cobrado no primeiro pau para Galhardo. O meia cabeceia firme e a bola passa perto do gol de Agenor.

44 – Esquerdinha faz ótimo passe para Rafhael Lucas nas costas da defesa. O atacante invade a área e chuta, mas a defesa do JEC consegue desviar e a bola sai para escanteio.

Segundo tempo

20 – William Popp aparece livre e arrisca de fora da área. O chute sai forte e obriga Wilson a trabalhar.

29 – Paulinho recebe na área, finta a marcação e chuta cruzado. A bola passa ao lado do gol de Agenor.

36 – Paulinho recebe ótimo lançamento, fica livre de frente para o gol, mas chuta muito mal e Agenor defende.