Foto: Franklin de Freitas

O final de 2021 e o começo de 2022 promete ser marcado, como já é tradição nesta época, pelo alto movimento turístico nas praias do Paraná, com os municípios litorâneos reunindo mais de um milhão de pessoas durante o Réveillon. Se os veranistas devem voltar a dar as caras, por outro lado nem todas as cidades retomarão neste momento as festas da virada de ano, numa medida de cautela diante das incertezas causadas pelo avanço da variante ômicron na pandemia de Covid-19.
Resumindo, então, a virada de ano terá o retorno dos veranistas às praias em maior número do que no ano passado, mas na noite da virada o foguetório será mais ‘tímido’ que de costume.

Embora não exista uma estimativa precisa, entidades como a Associação Comercial Empresarial de Matinhos (ACIMA) relatam que a expectativa é de um bom movimento nas praias neste final de 2021 e começo de 2022, com uma demanda maior do que em 2020, mas ainda menor do que o registrado em 2019, ano pré-pandêmico. No ano passado, cerca de 1,1 milhão de pessoas estiveram nas praias do Paraná entre o Natal e o Ano Novo, número 38,9% menor do que o verificado no mesmo período do ano anterior, quando 1,8 milhão de pessoas passou pelo litoral paranaense no período de festas.

Com relação às celebrações, até o momento, três das sete cidades litorâneas já confirmaram que não promoverão eventos especiais neste final de ano — Paranaguá, Antonina e Pontal do Paraná —, enquanto Morretes ainda não se posicionou sobre o assunto publicamente. Guaratuba, Guaraqueçaba e Matinhos, por outro lado, já até divulgaram detalhes sobre as festas de final de ano.

Em Guaraqueçaba, por exemplo, a praça central da cidade (Praça William Michaud) contará com apresentação de artistas locais nos dias 31 e 1º e também haverá um show pirotécnico para iluminar a virada. O Mercado Municipal ficará aberto durante os festejos para atendimento aos visitantes e moradores e também já foram instalados banheiros químicos para atender ao público.

Em Guaratuba, haverá queima de fogos em dois pontos da cidade (Morro do Cristo e Praia de Coroados), à meia-noite, e três trios elétricos comendarão a festa até 1h30 da madrugada: na Praia Central, o trio Águia estará com o DJ Allan Caetano e Fernanda Liz; no final da Avenida Ponta Grossa, o trio Avatar terá também o DJ Allan Caetano e a Banda Marvel; e no bairro Coroados (em frente ao supermercado Baía Azul), o trio Alucinação contará com o DJ Anderson e banda.

Por fim, em Matinhos, a festa do Reveillon, que será realizada em parceria com a TVCI, contará também com queima de fogos e um show do Grupo Molejo e da cantora Michelle Reich no trio elétrico Canibal, na Praça de Caiobá.

Como deve ser a temporada 20212022 no Litoral

  • Desde ontem a população pode utilizar as duchas ecológicas, as cadeiras anfíbias e as passarelas de acessibilidade instaladas nas praias do Litoral durante a operação Verão Paraná – Viva a Vida 2021-2022. As iniciativas são da Sanepar, em parceria com a Superintendência Geral do Esporte do Paraná e a secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho. Estão disponíveis 19 duchas: quatro em Guaratuba (próximo ao Morro do Cristo), quatro em Caiobá e 11 em Pontal do Paraná (Ipanema, Shangri-lá e Praia de Leste). Cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção podem tomar banho nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, onde estão disponíveis cinco cadeiras anfíbias.
  • A Polícia Civil do Paraná e o Tribunal de Justiça do Paraná vão realizar uma ação conjunta, hoje, na praia Central de Guaratuba para atender a população. A Delegacia Móvel da PCPR e a van do TJPR estarão posicionadas a partir das 10h. A PCPR atenderá todo cidadão que necessite registrar boletins de ocorrência, além de distribuir pulseiras para crianças como forma de evitar desaparecimentos. O TJPR fará atendimentos pré-processuais em casos amplos, como divórcio, questões entre vizinhos, parentes ou amigos. Além disso, está realizando audiências no âmbito dos Juizados Especiais em casos de perturbação de sossego, posse de pequenas quantidades de drogas, entre outros.
  • Veranistas do litoral paranaense podem, desde ontem, participar de ações educativas promovidas pela Copel e receber brindes. Clientes que comprovarem a adesão à fatura digital poderão emprestar guarda-sóis e kits de frescobol. As atividades estão nos espaços instalados nas praias de Caiobá, Guaratuba e Praia de Leste.
  • A Polícia Civil do Paraná (PCPR) formou força-tarefa de policiamento especializado, em rodovias do Estado durante a temporada de verão. O objetivo é atuar na repressão de crimes e garantir a segurança da população, além de prestar apoio a outros órgãos. A ação foi iniciada em 11 de dezembro, após a liberação das praças de pedágio. São mais de 80 policiais civis operando nas estradas, 24 horas por dia. Além da atuação em solo com viaturas, a PCPR utiliza helicópteros para apoio aéreo em suas ações.
  • Está proibida a travessia de veículos com mais de três eixos e/ou superiores a 14 metros de comprimento no ferry boat de Guaratuba desde o dia 16 de dezembro até o dia 7 de março de 2022. A medida visa reforçar a segurança dos usuários durante esse período de maior movimento no Litoral, quando o tempo de espera para cruzar a baía não pode ultrapassar os 22 minutos.
  • Informações turísticas aos veranistas paranaenses começaram a ser prestadas pela Paraná Turismo na terça-feira), especialmente no Litoral. A atividade integra o Verão Paraná – Viva a Vida em seis pontos fixos de atendimento em Guaratuba, Caiobá, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá e Paranaguá, e um ponto em Porto Rico, no Noroeste do Estado. Um veículo equipado da Paraná Turismo também percorre os municípios mais visitados com informações sobre os atrativos do Estado. O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que este verão deve ser diferente do ano passado, em que as viagens a lazer foram impactadas pela pandemia.
  • O aumento no fluxo de turistas para o Litoral do Paraná deve elevar o consumo de água na passagem de ano. Desde o dia 21, o consumo registrado pela Sanepar tem ficado, em média, 10% maior do que igual período do ano passado. Mesmo com obras e medidas que melhoram as condições de produção, reservação e distribuição de água potável, a Sanepar orienta os veranistas a economizarem água, principalmente nos dias mais quentes.
  • Desde o início do Verão Paraná até a segunda-feira passada, o Corpo de Bombeiros já retirou 126 pessoas do mar, sendo 110 afogamentos com vítimas ilesas, em que elas não precisaram de atendimento médico, 13 afogamentos leves e um afogamento moderado, em que os guarda-vidas fizeram o atendimento na areia e o encaminhamento para uma unidade hospitalar. “A principal orientação é que as pessoas sempre procurem uma faixa protegida por guarda-vidas para tomar seu banho de mar de forma segura. Assim, caso aconteça qualquer situação dentro da água, os guarda-vidas estão próximos e poderão agir de maneira mais rápida que em faixa não protegida”, salientou a porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi.
  • O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou na semana passada o primeiro boletim de balneabilidade, que indica a condição das águas para banho e esportes aquáticos. Ao todo serão 11 boletins que o Instituto irá divulgar toda semana, ao longo da temporada de verão 2021/2022. Ao todo, são monitorados 76 pontos, sendo 59 rios e praias no Litoral. Para saber quais são os pontos monitorados, basta acessar este SITE, clicar em “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o APP chamado “Balnealidade Estado do Paraná” e acessar as informações do celular.