Quatrocentos e seis mil estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Paraná, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Assim como nos anos anteriores, as provas, que têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação, ocorrerão em dois dias seguidos. Neste sábado (8), os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo (9), serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília). Os portões abrem às 12h e fecham às 13h no horário local. Neste sábado, a prova termina às 17h. 

No Enem, cada estudante tem cinco notas: uma para cada prova objetiva e uma para a prova da redação. As provas objetivas são as de ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens e códigos. O exame é uma oportunidade para os candidatos conseguirem uma boa nota na prova para disputar vaga em universidades, ou ainda conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Em todo o país, 8.721.946 estudantes estão aptos a fazer as provas do Enem neste ano. O número é recorde na história do exame. O crescimento é de 21,6% em relação ao ano anterior.
Os candidatos poderão sair sem a prova às 15h e com a prova às 17h neste sábado. No domingo, os portões também abrirão às 12h e fecham às 13h. No entanto, o exame termina um pouco mais tarde – às 18h30. O prazo para sair sem a prova também será às 15h e com a prova às 18h.

O que levar — Os itens imprescindíveis para o exame são a caneta preta, de corpo transparente, e um documento oficial com foto. Atenção: documentos em mal estado ou sem foto não serão aceitos. No site do Enem, há uma relação com todos os documentos que serão aceitos pelos fiscais. Em caso de roubo ou furto, o candidato pode levar o boletim de ocorrência atestando a ausência dos documentos.

O local da prova — O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem o acesso aberto aos cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para acessá-lo, é preciso informar o CPF e a senha de login no site de inscrições do Enem. O acesso é individual. Clique aqui.