Reprodução/ AMB

Diversas entidades ligadas ao Judiciário paranaense, entre elas a Associação dos Magistrados (Amapar) e a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), assinaram nesta segunda-feira (08 de junho) um manifesto em defesa da democracia e do Poder Judiciário. No documento, lançado hoje e idealizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), é pedido “autonomia e independência” à Justiça, ao mesmo tempo em que ataques às instituições, com especial destaque ao Supremo Tribunal Federal (STF), são repudiados.

Ao todo, 16 entidades do Paraná assinaram o manifesto, que elenca ainda uma série de episódios ocorridos recentemente em manifestações políticas pelo país, com grupos pedindo a prisão de ministros do STF e até mesmo a imposição de uma ditadura no Brasil.

“Atacar o STF significa ameaçar todo o Judiciário e os valores democráticos do Brasil. Discordâncias, debates e críticas fazem parte e são bem-vindas no Estado de Direito. A liberdade de manifestação e expressão, no entanto, não abarca discursos de ódio e apologia ao autoritarismo, à ditadura e ideologias totalitárias que já foram derrotadas no passado. Munidos de diálogo, pretendem manter vivo ou desejar um país mais justo, solidário, cidadão e responsável. É o legado que a Constituição Federal determina que todos são permitidos para as futuras”, diz a o manifesto, que foi entregue no começo da tarde desta segunda-feira pela presidente da AMB< Renata Gil, ao ministro Dias Toffoli, presidente do STF

Confira no Política em Debate o manifesto na íntegra e também as entidades do Paraná que assinaram o documento