Cesar Brustolin/SMCS

As linhas metropolitanas que possuem como destino final o Terminal do Guadalupe, no Centro de Curitiba, passarão a ter integração temporal permitindo embarque nas demais linhas metropolitanas que atendem o local sem pagamento de nova tarifa. A ação, inédita neste volume de linhas, foi anunciada pelo Governo do Estado e passará a valer a partir desta sexta-feira (01).

O terminal do Guadalupe é o grande centralizador das linhas metropolitanas na capital. Lá desembarcam todos os dias cerca de 13.000 usuários, por meio das 28 linhas, oriundas de 8 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O terminal, porém, é aberto e não permite a integração entre as linhas, fazendo com que alguns usuários tenham que pagar duas passagens para chegar em seu destino final.

As linhas D61-PIRAQUARA/SANTOS ANDRADE e D66-DIRETO PIRAQUARA, embora tenham parada na Praça Santos Andrade, também estão contempladas nesse projeto. Elas trazem ao Centro cerca de 2.000 pessoas em dias úteis.

Trata-se de algo inovador, iniciando agora em fase de testes que demandará aprimoramentos e possíveis ajustes com o intuito de melhorar os deslocamentos metropolitanos através do serviço de transporte coletivo existente.

Com a mudança, ao embarcar nas linhas especificadas pela Comec, o usuário terá um período de 2 horas e 30 minutos para realizar o embarque na segunda linha, sem a cobrança de nova tarifa. 

O presidente da Comec Gilson Santos destaca a importância da ação. “Esta é mais uma importante ação realizada no sistema de transporte coletivo metropolitano e com certeza muito simbólica considerando o período de grande dificuldade que passamos com a pandemia. É uma medida inovadora e que demonstra o compromisso desta gestão e do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, em priorizar este sistema, resgatar os usuários que deixaram de utilizá-lo e, principalmente, trazer um benefício para as milhares de pessoas que passarão a economizar com a nova integração. Sem sombra de dúvidas, um momento histórico para o transporte coletivo metropolitano”, destacou o presidente.

A integração, conforme tabela acima, passa a valer desde as linhas locais atualmente coordenadas pela Comec, nos bairros dos municípios de origem, como, por exemplo, a linha B14-PLANALTO que atende a Vila Liberdade em Colombo. E só será gratuita para as linhas especificadas na tabela e com embarque no terminal do Guadalupe. Caso o usuário faça desembarque durante o seu trajeto e tente embarcar em outras linhas não especificadas na tabela, será realizada nova cobrança.

As linhas coordenadas pela Urbanização de Curitiba – URBS, que realizam parada no terminal do Guadalupe, não fazem parte da integração temporal. A Comec destaca, porém, a parceria e apoio da Prefeitura de Curitiba, através da URBS para realização de mais esta medida em favor do usuário do transporte coletivo.

O tempo para a integração será de 2 horas e 30 minutos contados a partir do pagamento da primeira tarifa, no validador do ônibus do primeiro embarque. Caso este tempo seja superado, uma nova tarifa será cobrada.

A integração temporal será válida apenas para linhas distintas, ou seja, não vale para utilização da mesma linha no mesmo período. Por exemplo, se o usuário chegar no Terminal do Guadalupe pela linha N62-JD.PAULISTA/GUADALUPE e deseja retornar nesta mesma linha, ao realizar o embarque será efetuada nova cobrança.

Quais são as linhas que realizam parada no Terminal do Guadalupe:

A06-TAMANDARÉ/GUADALUPE (via MINÉRIOS),

B01-MARACANÃ/GUADALUPE (VIA RÁPIDA STA.CÂNDIDA),

B03-GUARAITUBA/GUADALUPE (via MARACANÃ – ALTO DA XV),

B89-GUARAITUBA/GUADALUPE (via MARACANÃ-CABRAL),

B73-CTBA/JD.OSASCO,

B76-CTBA/SÃO SEBASTIÃO,

B77-CTBA/JD CURITIBA,

B78-CTBA/SÃO GABRIEL,

C03-PINHAIS/GUADALUPE,

C66-CTBA-VILA ZUMBI,

C72-CTBA/V.PALMITAL (via CONJ.ATUBA),

D61-PIRAQUARA/SANTOS ANDRADE,

D66-PIRAQUARA/SANTOS ANDRADE (DIRETO),

E01-CTBA/URANO,

E03-CTBA/AFONSO PENA,

E67-CTBA/BRAGA,

E68-CTBA/QUISSISSANA,

E99-SÃO JOSÉ/GUADALUPE (via T.CENTRAL),

E71-CTBA/JD.IPÊ,

E72-CTBA/JD.IZAURA,

E73-CTBA/JD.CRUZEIRO,

E76-CTBA/POSTO PARIS,

E77-CTBA/GUATUPÊ,

E78-CTBA/ROSEIRA,

E79-JD.IZAURA/GUADALUPE (via JD.IPÊ),

F71-FAZENDA/GUADALUPE,

H01-ARAUCÁRIA/GUADALUPE,

H97-ANGÉLICA/GUADALUPE,

K01-ITAPERUÇU/TAMANDARÉ/GUADALUPE (via MINÉRIOS),

N62-JD.PAULISTA/GUADALUPE,

N63-EUGENIA MARIA/GUADALUPE,

N73-JD.PAULISTA-QUATRO BARRAS/GUADALUPE,

O74-QUATRO BARRAS/GUADALUPE,

S01-ROÇA GRANDE/GUADALUPE,

S61-CTBA/SANTA FÉ e

S89-SÃO SEBASTIÃO/GUADALUPE (via SÃO GABRIEL).