Divulgação/Sesa-PR

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) emitiu uma nota técnica na sexta-feira (11), autorizando a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. A decisão do Governo do Estado se baseia nos dados de mortalidade materna que mostram que só nos primeiros cinco meses deste ano, 67% dos óbitos são suspeitos de infecção pela Covid-19.

No ano passado ocorreram 80 óbitos maternos totais no Paraná: 67 declarados no Sistema de Informação sobre Mortalidade e 13 em processo final de análise, sendo que 17 foram por Covid-19, o que representa 21,2%. Já neste ano, até a primeira semana de junho, foram 79 óbitos maternos, 57 declarados no Sistema de Informação sobre Mortalidade e 22 em processo de análise, sendo 53 por Covid-19, ou seja, 67%.

Para receberem a vacina, as gestantes sem comorbidades devem apresentar o exame laboratorial/ecográfico ou o cartão de pré-natal comprovando sua gestação atual ou, no caso de serem puérperas, comprovação do parto por documento de registro de alta hospitalar ou Certificado de Nascimento, sem necessidade de nenhum relatório específico.

Serão utilizadas vacinas que não contenham vetor viral, ou seja, Sinovac/Butantan (Coronavac) ou Pfizer/BioNTech (Comirnaty), e respeitando a decisão e autonomia da mulher.