Valquir Aureliano – Jogadores do Toledo comemoram

O Toledo é campeão da Taça Barcímio Sicupira Júnior, o primeiro turno do Campeonato Paranaense de 2019. A conquista ocorreu nesse domingo (dia 24) à tarde, no Couto Pereira, com a vitória na decisão por pênaltis, por 3 a 2, sobre o Coritiba, na final, disputada em jogo único. O placar do tempo normal foi 1 a 1. O time da capital teve o mando de campo por somar a melhor campanha na fase de classificação da Taça.

Com a conquista, o Toledo garantiu vaga na final do Campeonato Paranaense, que será disputada em dois jogos, em 14 e 21 de abril. A final não será disputada caso o Toledo conquiste a Taça Dirceu Kruger, o segundo turno, que começa em 9 de março. Nesse caso, o time do Interior é declarado campeão estadual, por ter conquistado as duas taças.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

Na semifinal, Coritiba e Toledo também já haviam garantido vaga em decisões por pênaltis, após empates no tempo normal. O Coxa passou pelo FC Cascavel e o Toledo, pelo Operário.

PÊNALTIS
Na decisão por pênaltis, converteram para o Coritiba: Rodrigão e Sabino. E desperdiçaram: Wilson (para fora), Iago Dias (na trave), Juan Alano (goleiro defendeu) e Igor Jesus (goleiro defendeu). Para o Toledo, acertaram Pacato, Marcelinho e Eduardinho. E erraram: Revson (Wilson defendeu), Léo Teles (para fora) e Guilherme Rend (Wilson defendeu).

TÉCNICO
Nesse domingo, o Coritiba foi comandado pelo auxiliar Matheus Costa, auxiliar-técnico que assumiu como interino após a demissão de Argel Fucks. Matheus também esteve à frente do time na semifinal da Taça, na vitórias nos pênaltis sobre o FC Cascavel, na semana passada. Nesta segunda-feira (dia 25), Umberto Louzer (ex-Vila Nova e Guarani) passa a dirigir a equipe.

JEJUM E INVENCIBILIDADE
O Coritiba segue sem vencer (no tempo normal) no Couto Pereira em 2019 – quatro jogos, quatro empates e apenas dois gols marcados. O Toledo ainda não perdeu como visitante no ano – uma vitória e três empates.

ARTILHEIRO
O centroavante Rodrigão tem agora três gols em quatro jogos pelo Coritiba. Ele é o artilheiro do time, empatado com Iago Dias (três gols em nove jogos).

ESCALAÇÃO
Matheus Costa fez uma alteração em relação ao último jogo. Alano entrou no lugar de Kady. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Alano (direita), Giovanni (centro) e Iago Dias (esquerda) na linha de três.

PRIMEIRO TEMPO
O Coritiba tomou a iniciativa do jogo e tentou aproveitar as jogadas de linha de fundo pela direita, com Alano e Mattioni. O Toledo ficou recuado e apostou numa postura ultradefensiva. Nos ramos momentos que teve a bola, o time do Interior contra-atacou com poucos jogadores, sem levar perigo. Aos 19, o Toledo perdeu o zagueiro Eduardo (36 anos, ex-Vasco e São Caetano), lesionado. No lugar dele, entrou o volante Guilherme Rend (20 anos, emprestado pelo Athletico). O Coxa levou perigo em três cruzamentos e em dois chutes de fora da área, mas não criou chances claras de gol. E o Toledo fez 1 a 0 na bola parada. Aos 42 minutos, Revson cobrou falta para a área. Rodrigão tentou cortar com um voleio acrobático, mas marcou gol contra.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com pressão total do Coritiba. O empate veio já aos dois minutos. Mattioni fez cruzamento perfeito para Rodrigão, de cabeça, acertar no canto: 1 a 1. O Toledo seguiu recuado e sem contra-atacar. O Coxa continuou com domínio total do jogo. Ao contrário do primeiro tempo, quando apenas levou perigo em cruzamentos e chutes de fora da área, agora o time da capital passou a levar perigo com boas trocas de passes e com finalizações de dentro da área. Com o tempo, porém, o Toledo melhorou na marcação e conseguiu amarrar o jogo nos 15 minutos finais.

SUBSTITUIÇÕES
A primeira troca no Coritiba foi aos 26 do 2º, na lateral-direita. Saiu Mattioni e entrou Sávio. Aos 31-2º, saiu o meia Giovanni e entrou o ponta Nathan. Com isso, Alano passou a jogar como meia centralizado. Aos 40-2º, saiu o volante Vitor Carvalho e entrou o centroavante Igor Jesus.

CORITIBA 1 x 1 TOLEDO
Coritiba: Wilson; Felipe Mattioni (Sávio), Alan Costa, Sabino e Fabiano; João Vitor, Vitor Carvalho (Igor Jesus), Juan Alano, Giovanni (Nathan) e Iago Dias; Rodrigão. Técnico: Matheus Costa
Toledo: André Luiz; Eduardinho, Eduardo Luiz (Guilherme Rend), Matheus Duarte e Fandinho; Neto e Jonathan; Revson, Julio César (Marcelinho) e Pacato; William Darros (Léo Telles). Técnico: Agenor Piccinin
Gols: Revson (42-1º) e Rodrigão (2-2º)
Cartões amarelos: Fandinho, Guilherme Rend, Pacato (T). Sabino (C).
Árbitro: Adriano Milczvski
Público: 7.683 pagantes (8.345 total)
Renda: R$ 214.378,00
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Falta no meio-campo. Giovanni lança para a área. Vitor Carvalho desvia de cabeça. O goleiro espalma no canto.
9 – Lançamento. Rodrigão ajeita de cabeça para Alano, na área. O goleiro sai bem e evita o gol.
15 – Jonathan cruza. A bola vai direto, em direção ao gol, e quase encobre Wilson, que é obrigado a mandar para escanteio.
18- Felipe Mattioni cruza na medida. Iago Dias cabeceia para fora.
29 – Vitor Carvalho chuta de fora da área. O goleiro defende.
33 – Alano cruza. Iago Dias cabeceia para fora.
42 – Gol do Toledo. Falta na direita. Revson lança para a área. Rodrigão tenta tirar e marca contra.

Segundo tempo
2 – Gol do Coritiba. Felipe Mattioni cruza da direita, na medida. Rodrigão cabeceia no canto.
7 – Boa jogada do Coritiba. Alano recebe na área e ajeita para Rodrigão. Ele chuta cruzado, mas Matheus Duarte amortece e o goleiro defende.
11 – Contra-ataque. Willian Darros invade a área e chuta mal, para fora.
22 – Bombardeio do Coritiba. Alano chuta. A zaga tira. Giovanni chuta de fora da área. O goleiro espalma. Rodrigão pega o rebote na área e chuta sobre o gol.
25 – Iago Dias cruza rasteiro. Giovanni recebe na área e rola para João Vitor, que chuta. A zaga bloqueia.
46 – Igor Jesus cruza. Rodrigão chuta perto, ao lado.