Luiz Costa/SMCS

Neste domingo (10 de novembro) acontece a nova eleição para conselheiros tutelares de Curitiba. Organizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba), o pleito ocorrerá nas regionais Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara, das 8h às 17h (locais abaixo).

A eleição será realizada novamente nesses locais em função do registro de troca de fotos de candidatos nas urnas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante a eleição ocorrida em 6 de outubro. Nas regionais Boa Vista, CIC, Matriz e Portão a eleição foi validada.

Os conselheiros eleitos trabalharão nas regionais da cidade para defender e garantir os direitos de crianças e adolescentes que sofrem violações, entre elas negligência e violências física, emocional e sexual.

Disputa
No domingo, 116 candidatos disputarão 30 vagas para conselheiros titulares e 30 vagas para suplentes que atuarão na gestão 2020/2023. Serão eleitos os candidatos com o maior número de votos.

Cada uma das seis regionais terá um ponto de votação. Os locais são os mesmos da primeira eleição.

Toda a população com mais de 16 anos e que possui título de eleitor vigente poderá votar. É preciso levar um documento com foto no momento da votação, que será em urna eletrônica.

Página especial
Para dar mais transparência ao processo, o Comtiba criou uma página com informações sobre a eleição, o cronograma, principais dúvidas e até um Fale Conosco para os candidatos.

Na página é possível também saber o local de votação. Para isso, basta digitar o número do título de eleitor. O endereço da página é https://fas.curitiba.pr.gov.br/conselhotutelar/.

Para facilitar o processo no dia da eleição, o presidente do Comtiba, Renan Gustavo Costa Ferreira, sugere que os eleitores que têm celular baixem o e-Título, aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor.

“O e-Título permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral, como a sessão eleitoral, além de ter foto”, explica.

O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.

Locais de votação
Bairro Novo
Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
Endereço: Rua Pastor Valdomiro Bleski, 71 – Sítio Cercado

Boqueirão

Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo
Endereço: Rua Carlos de Laet, 4130 – Boqueirão

Cajuru
Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag
Endereço: Rua: Pedro Bocchino, 140 ou Rua Engenheira Enedina Alves Marques, 540 – Cajuru

Pinheirinho
Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira
Endereço: Rua Leon Nicolas, s/nº – Pinheirinho

Santa Felicidade
Escola Municipal dos Vinhedos
Endereço: Rua Zem Bertapelle, 55 – Santa Felicidade

Tatuquara
Rua da Cidadania do Tatuquara
Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n – Tatuquara