Lucilia Guimarães/SMCS

Moradora do Centro, a professora Aline Barbosa, 28 anos, foi surpreendida com frutas e verduras à venda, nesta sexta-feira (15/3), em plena Travessa Jesuíno Marcondes, em frente à Praça Osório. As barracas repletas de alface, cenoura, tomate, couve, milho e geleias artesanais de frutas, vindos diretamente de propriedades rurais da Grande Curitiba, fazem parte da Feira das Cooperativas, que começou a funcionar no local dentro das celebrações pelos 326 anos de Curitiba. O aniversário da capital será comemorado no dia 29 de março.

A Feira das Cooperativas estreou em teste, inicialmente, com barracas de hortifrutigranjeiros (convencionais e orgânicos) de agricultores da Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Solidária de São José dos Pinhais (Copasol), da Cooperativa de Processamento de Alimentos da Agricultura Familiar e Solidária de Agudos do Sul (Copasol Sul), da Cooperativa Central de Reforma Agrária (CCA Paraná) e da Cooperativa Terra Livre.

“É muito bom ver estes produtos à venda aqui, bem no Centro. Vou vir sempre”, afirmou Aline, que poderá adquirir hortifrutigranjeiros no novo ponto todas as sextas-feiras, das 8h às 14h.

A terapeuta Edna Ferreira, 51 anos, também pretende vir toda semana para fazer compras na Feira das Cooperativas. “A qualidade é muito boa e a gente ainda pode conversar com os agricultores e saber como eles produzem”, disse ela, que voltou para casa, nas Mercês, com sacolas cheias de couve, alface, mandioca, tomate, pepino e abóbora.

Pró-Metrópole

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), Luiz Gusi, lembrou que a Feira das Cooperativas é uma iniciativa da Prefeitura através do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole). “Além da abertura da feira, estamos capacitando agricultores de 11 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, através de uma parceria com o Sebrae-PR”, observou ele.

Segundo Gusi, as iniciativas têm como objetivo valorizar a agricultura familiar regional junto ao mercado consumidor curitibano, apostando na maior oferta de produtos e melhor qualidade dos alimentos cultivados pelos produtores da Grande Curitiba.

O convênio com o Sebrae-PR, por exemplo, beneficia produtores familiares de Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Agudos do Sul, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Piraquara, Colombo, Tijucas do Sul, Araucária e Morretes.

Aline Pasda, presidente da Copasol Sul, comemorou a oportunidade de poder vender os produtos dos agricultores associados diretamente à população. “A gente vai poder entender melhor os gostos da população, saber o que podemos melhorar e também oferecer mais opções”, avaliou ela, que representa cerca de 50 produtores de Agudos do Sul.

Além das barracas de hortifrutigranjeiros, a Feira das Cooperativas tem um trailer de salgados e área de alimentação coberta.