A região Sul de Curitiba foi alvo de uma operação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) contra a venda e o uso de cerol e de linha chilena. Nove pessoas foram encaminhadas a delegacia e 64 notificações de trânsito foram lavradas nos bairros Sítio Cercado, Boqueirão, Alto Boqueirão e Guabirotuba, no último domingo (21).

Com a pandemia aumentou o número de pessoas soltanto pipas nas ruas e, consequentemente, o uso do ceral, de acordo com o tenente Leonardo Rozwalka Vieira, da Companhia Tático Móvel de Trânsito (Cotamotran).

O cerol é uma linha feita com cola e vidro picado, que é usada para cortar a linha das outras pipas. No entanto, esse produto também oferece risco de acidentes, muitas vezes fatais, com motociclistas, ciclistas e pedestres. 

Das nove pessoas encaminhadas, seis foram flagradas soltando pipa com cerol. Elas assinaram termo circunstanciado e deverão se apresentar em juízo posteriormente. A Polícia Militar recomenda que as pessoas denunciem quem usa cerol, o que é crime.

Em sete horas de operação, os militares estaduais abordaram 64 pessoas e 35 veículos. 27 automóveis foram notificados por irregularidades. Também houve recolhimento de 10 veículos ao pátio.