Divulgação – Versão Altis do Toyota Corolla é o primeiro híbrido flex do mundo

Com visual atualizado e avançados recursos eletrônicos, além de novos conjuntos propulsores, o Corolla 2020 chega com uma versão que é o primeiro carro híbrido flex do mundo. Esta é a 12ª geração do sedã que tem preços de R$ 99.990, na versão GLi, a R$ 124.990, na Altis 2.0 Dynamic Force Flex e Altis Híbrido Flex. O novo Corolla tem duas opções de motores. O 2.0 Flex ciclo Atkinson com injeção direta e indireta de 167 cv (gasolina) a 177 cv (etanol) e força (torque) de 21,4 kgfm com os dois combustíveis. Atua em conjunto com o câmbio automático contínuo variável com a primeira por engrenagem e que simula dez velocidades.

O conjunto híbrido combina três motores. O 1.8 16V ciclo Atkinson flex de 98 cv (gasolina) a 101 cv (etanol) e força de 14,5 kgfm nos dois combustíveis atua combinado com dois motores elétricos que geram 72 cv e 16,6 kgfm. O câmbio CVT também é híbrido e utiliza engrenagem na primeira marcha. A bateria híbrida de níquel-hidreto sendo recarregada pela energia cinética gerada nas frenagens. Ela fica embaixo do banco traseiro. Pelo Inmetro, o Corolla híbrido faz 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade (gasolina) e 9,9 km/l e 10,9 km/l (etanol) nas mesmas condições. A suspensão é independente nas quatro rodas.

O novo Corolla ficou mais baixo, o que confere visual esportivo e dinâmica estável ao carro, garantida também pela nova suspensão traseira independente. Ao mesmo tempo, o para-choque dianteiro foi alargado para causar impressão de robustez – que para além da sensação também é um fato, pois o uso de aços de alta resistência aumentou em 60% a rigidez da carroceria, segundo os engenheiros da Toyota.

A área envidraçada cresceu para que os olhos dos ocupantes vejam mais espaço interno, já que na prática as dimensões do sedã sejam parecidas com as da geração anterior. Um sutil elemento de design é utilizado pela Toyota para diferenciar o Corolla híbrido do irmão a combustão: a cor azul do logo da Toyota na grade frontal e nas luzes de LED das lanternas dianteiras. Na traseira foi afixada a identificação “Híbrido Flex”. Desde a versão de entrada GLi, o novo Corolla já vem com airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC) e sistema de assistência ao arranque em subida (HAC). Mas o destaque na segurança fica para o pacote Toyota Safety Sense (TSS), de série na versão Altis a combustão e opcional na híbrida.

Versões, detalhes e preços
GLi  2.0 Flex – R$ 99.990
Direção eletroassistida progressiva, revestimento em tecido e couro, banco do condutor com ajustes de altura, distância e inclinação, quadro de instrumentos analógicos e tela TFT de 4,2”. Retrovisores, vidros e travas das portas elétricos, multimídia Toyota Play com tela de oito polegadas sensível ao toque com câmera de ré e projeção de distância, rádio AM/FM,  MP3, USB, Bluetooth e conexão com os sistemas Android Auto, Apple CarPlay e SDL.  Ainda: sete airbags, freios ABS com controles e distribuição eletrônica de frenagem, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. Isofix para fixação de cadeirinhas no banco traseiro. Rodas de liga leve de 16 polegadas com 205/55 R16.
XEi 2.0 Flex – R$ 110.990
Adiciona acesso por aproximação, partida por botão, acabamento em couro, ar-condicionado automático, controle de eletrônico de velocidade, modo de condução Sport, aletas para troca sequencial de marchas e faróis de neblina dianteiros em LED.
Altis 2.0 Flex – R$ 124.990
Faróis dianteiros em LED e o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense com controle eletrônico de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa, farol alto automático, sistema de pré-colisão com  alertas sonoro e visual e frenagem automática.
Altis 1.8 Híbrido Flex – 124.990
Quadro de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas e Pacote Premium como opcional incluindo rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 225/45 R17 — acrescenta R$ 6 mil.
O Novo Corolla 2020 tem garantia de cinco anos. Para o sistema híbrido, a garantia estendida será de oito anos para a bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.