A Nissan confirmou no Salão de Tóquio, que a nova geração do sedã Nissan Versa será lançada no mercado brasileiro no segundo trimestre de 2020. O modelo será importado do México e vai conviver com a atual geração produzida no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro. A versão atual do Versa será chamada de V-Drive e o nome “Versa” será reservado à nova geração. Produzido na fábrica de Aguas calientes, no México, a nova geração do sedã compacto da Nissan tem design totalmente novo seguindo o conceito batizado de “Geometria Emocional” e vem repleto de novos equipamentos de conforto e segurança. O novo carro vai se posicionar em uma faixa superior do segmento, ampliando a presença da marca. Informações sobre versões e lista de equipamentos, além da estratégia de lançamento e data da chegada do carro às concessionárias, serão reveladas no futuro.


Fábrica de motores


Após quase três anos do início das obras, a General Motors inaugurou oficialmente outra fábrica de motores em Joinville (SC), quatro vezes maior que a primeira aberta em fevereiro de 2013 com aporte de R$ 350 milhões. A nova unidade recebeu investimentos de R$ 1,9 bilhão e começou a operar há cerca de um mês, produzindo a moderna linha de motores tricilíndricos 1.0 (aspirado e turbinado) que equipa a nova família Onix produzida em Gravataí (RS) – o sedã foi lançado em setembro e o hatch será em novembro. Localizada bem ao lado, a antiga planta de 14 mil metros quadrados foi desativada e a produção dos motores 1.4 e 1.0 de quatro cilindros que eram feitos lá foi integralmente transferida para o complexo industrial da GM em São José dos Campos (SP), que já produzia os mesmos modelos e também a versão 1.8. A velha geração de propulsores, com mais de 30 anos de mercado recebendo algumas atualizações, seguirá equipando a geração anterior do Onix, na linha de entrada Joy, e tende a ser gradualmente encerrada nos próximos anos, conforme a demanda. A nova fábrica ocupa área de 174 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir até 410 mil motores por ano – quase duas vezes e meia mais do que a antiga planta que chegou ao pico de 174 mil/ano. Além dos modelos de 1 litro, até o próximo ano as versões 1.2 três-cilindros aspirada e turbinada também deverão entrar em produção em Joinville.